Mineiridades caseiras : Bolo de fubá cremoso
Foto: Joana Malta
BOLO DE FUBÁ CREMOSO COM COCO,QUEIJO MINAS E AMENDOIM
Adoro cadernos de receitas antigos....Cada lugar, as histórias contadas através de deliciosos quitutes.....São verdadeiras relíqueas..
O bolo de fubá (seja fubá de moinho ou de canjica) é um clássico mineiro e até brasileiro feito de várias formas e versões.
Essa receita é um xodozinho pois a encontrei num caderninho de receitas de minha saudosa mãe , escrita de próprio punho. Fiz algumas adaptações e aí está.
Passa o café quentinho, o chá, prepara as geléias , o doce de leite mineiro e até mesmo sorvete de milho-verde pra acompanhar essa maravilha.Bora lá !
INGREDIENTES :
-1 xícara de fubá de canjica
-3 xícaras de açúcar
-6 colheres de sopa de farinha de trigo
-1 xícara de queijo Minas meia-cura ralado
-1 xícara de coco ralado
-2 colheres(sopa)de manteiga
-1/2 xícara de amendoim torrado e moído
-3 ovos
-3 xícaras de leite
-1 colher(sopa)de fermento químico
PREPARO:
Junte no liquidificador os ovos,o açúcar, o fubá,a manteiga e bata muito bem. Adicione o restante dos ingredientes e bata até que tenha uma massa homogênea. Unte uma forma com manteiga (redonda, inglesa, a que preferir) e asse por aproximadamente 25 minutos. Esfrie, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro, canela, coco ralado e amendoim.
Depois pode chorar de alegria !

Mineiridades caseiras : Bolo de fubá cremoso
PARA TODOS
ORZO
Risoni, Rissoni, Orzo.
Macarrãozinho na forma de arroz.
Na verdade uma massa(pasta)clássica de origem italiana, com o mesmo modo de confecção que um "penne" por exemplo, só que moldado no formato de arroz.
E engana o cérebro, no caso dos brasileiros, pois visualmente é um grão de arroz e o paladar es de una pasta.
Eu amo. Salada, sopa, acompanhamento, risoto, só que qdo vai comer pensando que é arroz : É Risoni.
Averigue:
Eu só quero ser feliz :
Uma delícia.
E é baratim: Sempre tenho a carta na manga.
RISONI DE COGUMELOS SECOS,TOMATES FRESCOS E FRANGO COM PIMENTA
Para a massa:
-500grs de risoni (boa qualidade), cozido e preparado de acordo com a embalagem-regue com azeite e deixe soltinho-RESERVE
Para o molho(do risoni):
-1/2 cebola picada cubos
-50grs de cogumelos secos (hidratá-los em água morna-ou vinho branco- por 2 minutos, retirar, coar e picar).
-10 tomatinhos-cereja cortados ao meio(pode ser qq tomate,como que 100grs)
-1L caldo de carne (demi-glace que vc faz em casa,ou do potinho ou do quadradinho+ H2O/contando que na proporção alcance 1L).
-1/2 L (500ml) de tomate pelatti em lata ,triture-o com uma colher. (use pomarola se não tiver, mei litro, mas pelatti é bem melhor...................)
-Folhas de manjericão e lascas de queijo Grana Padano pra confeitar.
Para o Frango :
-Como disse, 200grs de peito de frango limpo e temperado
-Azeite(ou manteiga) para grelhar
-Limão pra decorar
-Acompanha Geléia de Pimenta com Tomate(eu uso sempre a minha querida marca: Flor das Gerais).
Modo de preparo:
Doure a cebola no azeite, translúcida. Agregue os cogumelos e o restante dos ingredientes. Junte o molho á pasta.
Vc sabe oq fazer agora mais que eu. VOILÁ!!

ORZO
20 de outubro: Dia internacional do Chef de Cozinha
Não teria imagem melhor que a de São Benedito para ilustrar este post(esta imagem é de um São Benedito Mouro maravilhoso) numa data tão especial como essa,visto que este santo é o padroeiro dos cozinheiros e todos os trabalhadores da área de alimentação e hoje é o dia internacional do Chef de cozinha,consequentemente de toda a equipe que faz um restaurante funcionar.
Fica aqui meu enorme abraço aos Chefs proprietários que dão oportunidades de trabalho,criando belíssimos cardápios e abrindo sua cozinha para sonhadores aprendizes, aos Chefs professores e consultores, aos Chefs de partida que dão a cara pra bater e tem muitas vezes jornada dupla e aos cozinheiros, auxiliares e plongers, que também são grandes corajosos e apaixonados tal qual os que habitam o topo hierárquico de uma cozinha.
Profissão difícil, cara pra se especializar, pesquisas, viagens, cortes, queimaduras, jornadas duplas, noites sem dormir, feriados e finais de semana trabalhando,falta de vida social,ambiente de estresse absoluto.Enfim, aos que não nasceram abastados e não puderam ter um negócio prório ou uma excelente qualificação francesa ou italiana o salário base de cozinha no Brasil é de 800 reais e o de Chef graduado é 1200. É muito louco e triste, mas assim é. Por sorte é uma profissão de apaixonadas e talentosas pessoas.
E claro,sem me esquecer dos gourmands e apreciadores que estão incluídos no caloroso abraço.
Parabéns pra nós !! Beijos n'alma

20 de outubro: Dia internacional do Chef de Cozinha
CACHAÇA ORGÂNICA
Olá queridos!! O gás não acabou não né? Segura que este post é quentíssimo !
É com orgulho que venho falar deste produto, não só no patamar profissional, mas também pessoal, presente na minha vida a alguns anos.
A Cachaça Orgânica Flor das Gerais, é produzida nos arredores de Felixlândia no centro de Minas Gerais, pelo engenheiro agrônomo-meu grande amigo- Daniel Duarte, seus pais Adão e Maria Lúcia e irmãs, na belíssima e produtiva fazenda da família, iniciando sua história com a cachaça, no início do século passado. "A cachaça FG é sinônimo de qualidade e de tradição".
Pra mim sinônimo de sucesso também visto que venho acompanhando o crescimento da cachaça a alguns anos,acompanhei a produção degustando muitas amostras de qualidade sempre impecável e sabor invejável e a determinação de fazer um produto orgânico,sano,mostrando inigualávelmente que seu sabor não é inferior ao das cachaças que não o são. Me lembro Daniel feliz me mostrando o novíssimo selo do IMA(Instituto Mineiro de Agropecuária)como a quinta cachaça orgânica do mundo,seu selo de salubridade e qualidade. Isso se chama paixão.
Bem vamos ao que interessa: A cachaça orgânica FG, em toda sua elaboração, só utiliza produtos naturais como adubos orgânicos no cultivo da cana e fubá de milho durante a fermentação. A destilação é realizada artesanalmente em alambiques de cobre usando o coração da cana, que é a parte mais nobre e destinada ao envelhecimento e por fim, o envelhecimento que é feito em dornas e em tonéis de madeira por no mínimo 2 anos dando origem a essas maravilhas,CONFIRA:
Flor das Gerais Carvalho
Flor das Gerais Blend(Jequitibá Rosa e Amburana)
Flor das Gerais Jequitibá Rosa
Detalhe: as cachaças vem em lindas caixinhas individuais e também tem a versão na caixinha com as 3 variações, pra dar de presente é um luxo.
Apresentei a FG a muitos proprietários de restaurantes,amigos e profissionais vendo que hoje a Flor está na carta de muitos lugares e na vida de muitos apreciadores. E não pára por aí, em breve será lançada a linha de geléias orgânicas também , eu tive o prazer de testar várias delas em deliciosas receitas e vamos postando tanto aqui no bloguinho como no site da FG. Receitinhas de drinks tb! E pra começar,no post abaixo já lanço um petisco pra beliscar tomando uma Flor ! Beijos e queijos
Cachaça Orgânica Flor das Gerais contatos para todo Brasil:
www.flordasgerais.com.br
comercial@flordasgerais.com.br
beba@flordasgerais.com.br

CACHAÇA ORGÂNICA
Geléia Orgânica Flor das Gerais ( Com receita exclusiva)
Como se não bastasse, além das excepcionais cachaças a FG está lançando em breve sua linha de geléias orgânicas . São 12 sabores, eu já testei quase todas e entre meus preferidos estão a clássica de jabuticaba (que é uma das melhores que já degustei na vida de verdade verdadeira) e a de maracujá com pimenta , mas não vou contar todas, claro, pra fazer surpresa até o lançamento!
As Geléias Orgânicas Flor das Gerais são artesanalmente confeccionadas na fazenda da família Duarte, pelas mágicas mãos da talentosa e dedicada Maria Lúcia Duarte , feitas com pimentas e frutas orgânicas , produzidas na própria fazenda , ou seja um espetáculo!
Como disse no post anterior sobre a FG, tive o prazer de ser convidada por eles- que além de amigos pessoais a muitos anos, considero a marca de produtos mineiros que mais me orgulha pois acompanhamos de perto toda a trajetória de sucesso tanto pela dedicação e qualidade extrema dos produtos além de muito talento-para criar algumas receitinhas e drinks que iremos postando aqui no blog,no site e também na página do Facebook. Tanta coisa boa assim, bora degustar!
PASTÉIZINHOS DE SIRÍ E GELÉIA DE MORANGO ORGÂNICA FLOR DAS GERAIS :
INGREDIENTES:
Para a massa:
- Massa pronta para pastel (formato de pequenos discos)
-Óleo de milho ou canola para fritar
Para o recheio:
-100 gr de carne de sirí limpa e desfiada
-1 colher de chá de azeite de dendê
-4 col. de sopa de azeite extra-virgem
-300ml de leite de coco
-1 cebola pequena cortada em cubinhos pequenos(brunoise)
-1 pimentão verde pequeno cortado em brunoise
-10 tomatinhos cereja cortados ao meio
-Coentro picadinho a gosto
-Salsinha picadinha a gosto
-Sal e pimenta
Acompanhamento:
- 1 pote de geléia orgânica FG sabor morango
PREPARO:
-Em uma caçarola junte os azeites, aqueça e junte a cebola até ficar translúcida, acrescente o pimentão e mexa, em seguida os tomatinhos cereja e mexa por mais 1 minuto para "dissolvê-los". Agregue a carne do sirí mexendo ligeiramente por uns 3 minutos ou até que cozinhe( é super rápido) , junte o sal e a pimenta e então o leite de coco. Mexa até levantar fervura e desligue. Agregue o coentro , a salsinha e reserve.
- Abra as massas de pastel, pincele as bordas com água, recheie no centro com o creme de sirí , feche formando uma meia-lua e sele com a ajuda de um garfo. Repita este processo 1 a 1 até que estejam todos selados.
-Em uma frigideira funda ou fritadeira ou caçarola coloque o óleo o bastante para que tenhamos uma fritura de imersão. Aqueça a aproximadamente 170°C e vá fritando os pastéizinhos(4 por vez para o óleo não perder calor e não grudarem) até dourarem ligeiramente(cuidado pra não queimá-los), retire e escorra em papel toalha . Sirva decorado com cebolinha picada, pimenta biquinho e geléia de morango FG pra acompanhar. Casamento perfeito!
CONTATOS PARA TODO BRASIL:
www.flordasgerais.com.br
beba@flordasgerais.com.br
comercial@flordasgerais.com.br
Facebook página oficial: Flor das Gerais

Geléia Orgânica Flor das Gerais ( Com receita exclusiva)
BRUMADINHO GOURMET
Venho mais uma vez mostrar as maravilhas de minha região, as Minas Gerais e seus quitutes inigualáveis, dessa vez na cidade de Brumadinho / Casa Branca , cercadas de estonteantes serras e belezas naturais.
Está rolando, corre que dá tempo !
Confira a programação : www.brumadinho.mg.gov.br
Muitos beijos e em breve voltarewi com receitinhas incríveis !!

BRUMADINHO GOURMET
SEMANA MESA SP
Estou aqui no batidão frenético no meio do festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes/MG(informações no post abaixo) , porém não poderia deixar de mencionar, como fiz no ano passado, sobre este maravilhoso evento, uma iniciativa da revista PRAZERES DA MESA (que eu adoroo) , o SEMANA MESA SP , trata-se de um mega evento na cidade de São Paulo,que ocorre no mês de outubro, com a participação de vários Chefs e uma programação deliciosa. Um luxo !!!!!
Confere lá : www.semanamesasp.com.br
REALMENTE IMPERDÍVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL !!!!!

SEMANA MESA SP
XIV FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES
Do dia 19 a 28 de agosto de 2011 acontece o XIV FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES 2011, com muitas atrações musicais (entre as quais Ed Motta e Céu), festins(com a participação de Alex Atala), palestras, degustações, shows e menus especiais nos restaurantes oficiais do festival.
O tema do ano passado foi muito interessante pois era sobre mulheres na cozinha e tive o prazer de participar da brigada de cozinha do restaurante oficial Theatro da Villa, dos irmãos Carlos Eduardo Oliveira e Carlos Fernando Oliveira (www.theatrodavilla.com.br) porém esse ano o tema mais me interessa pois se trata de novos talentos. É "A NOVA GERAÇÃO ", destacando jovens de vários estados brasileiros e a seleção foi feita em São Paulo no restaurante " Dalva e Dito " de Alex Atala que também é uma das atrações dos festins do festival ( Os ingressos para os festins já estão à venda, fiquem de olho !).
Esse ano cá estou novamente com muito gosto, como cozinheira 1 no Theatro da Villa que trará um menu fechado surpresa que está divino, faça já sua reserva pois nossos lugares estão no fim !
Para uma boa estada recomendo a pousada Villa Alferes (www.villaalferes.com.br) e maiores informações acesse www.culturaegastronomia.com.br , aguardamos a visita e o deleite de todos vocês !
Beijos e queijos

XIV FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES
QUEIJADINHA MINEIRA
Olá meus queridos ! Como vamos ?
A receita de hoje é típica de minha terra, as Minas Gerais, muito embora encontro variações por todo o Brasil e sobretudo em Portugal (obviamente feitas com outros tipos de queijo visto que aqui usaremos o legítimo queijo Minas meia cura), herança esta auto-explicativa dado que a cozinha mineira é afro-indígena-européia.
A receita foi cedida pelo meu amigo, coterrâneo e colega de profissão Renato Estefani , é rápida e deliciosa !! Valew Tuco !!
Bora lá ! QUEIJADINHA DE ASSADEIRA
INGREDIENTES :
-2 copos de açúcar cristal
-1/2 litro de leite
-4 ovos
-100 gr de queijo Minas meia cura ralado
-100gr de coco ralado
-2 colheres de sopa de farinha de trigo
-1 colher de sopa de manteiga
PREPARO :
Bata no liquidificador o açúcar, o leite, os ovos, o queijo Minas, o coco, a farinha e a manteiga ( bata primeiro os outros ingredientes, adicione o queijo e o cocô por último para que não se diluam por completo ).
Despeje a mistura em uma assadeira bem untada e leve ao forno pré-aquecido até dourar, cerca de 30 minutos. Desenforme frio , corte em pequenos retângulos e polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou açúcar cristal se preferir).
Pode servir em forminhas ou pratinhos individuais. Fica uma delícia acompanhado de um chá de erva cidreira !

QUEIJADINHA MINEIRA
Bom Dia !
Segredinho da " roça " :
- 1 xícara grande de café forte e adoçado ;
- 1 colher de chá bem cheia de farinha de milho em flocos ;
- 1 fatia grossa de queijo Minas frescal cortada em cubinhos .
Adicione todos os ingredientes dentro do café bem quente, mexa e está pronto !

Bom Dia !
O SAL DA TERRA
Olá pessoas ! Antes de mais nada uma boa semana a todos , cheia de comidinhas deliciosas !
Bom, os hipertensos que me desculpem , mas sal é fundamental....Brincadeirinha ! Sabemos todos que devemos moderar a quantidade diária ingerida de Cloreto de Sódio (NaCl ) que muitas vezes vem 'escondido' em alguns alimentos e acabamos não prestando a devida atenção às tabelas nutricionais das embalagens e sem cautela esbarramos assim em muitos problemas desde simples retenção de líquidos que incomoda principalmente às mulheres , até problemas de cunho mais grave como a hipertensão , por exemplo.
Mas hoje iremos falar de sais especiais, para serem usados em pratos e ocasiões também especiais. Não são iguarias para o trivial , mas sim pra dar uma cara sofisticada a seu prato gourmet !
Bom, são incontáveis os tipos de sal , entre eles os sais não refinados , seja marinho ou de mina , que são mais puros, mais naturais e vem em várias formas, como sal grosso, sal em vários tipos de cristais , a flor de sal que é uma espécie de coalho de sal recolhida na parte superior das salinas, onde se aglomeram esses delicados cristais e recomendo que as utilizem com o alimento já pronto pois dá muito sabor ao mesmo ! Mas pode ser usada em marinadas, drinks, saladas e muito mais. No restaurante onde trabalho ( www.theatrodavilla.com.br ) entrei em contato com alguns sais também muito interessantes, como o sal rosa do Himalaia ( que já é encontrado no Brasil ) e vai muito bem com pescados, frutos do mar , legumes, risotos, massas como focaccia ... O sal negro (explosivos cristaisde sal com carvão ativado na composição) vindo da Andaluzia que vai demais com queijos e carnes e os potinhos de sal saborizados vindos da linda loja ' Mundo de Anna ' (www.mundodeanna.com.br ) que são finíssimos floquinhos de sal , saborizados na forma pirâmidal . Muito interessante, delicado, delicioso e elegantérrimo isso !
Bom mas pra quem não tem tempo ou tempo ( $ ) de adquirir essas preciosas iguarias em lojas, também pode fazer a sua ! Abaixo darei umas dicas de como preparar o seu sal saborizado que pode ser usado tanto em suas receitas ( moderadamente ) como na decoração dos pratos na hora de servi-los !
Para o sal saborizado :
INGREDIENTES :
Flor de sal :
- 25 gramas de flor de sal
- 5 gramas de saborizante ( use sempre uma especiaria,erva,tempero, pimenta ou alga na forma desidratada (seca), de preferência em pó ou triturada.
- coloque a flor de sal e um saborizante num recipiente e misture delicadamente . Coloque em um moedor próprio pra sal e desfrute. Caso queira usar na decoração não moa sua flor de sal. Coloque em pequenos vidrinhos esterilizados, etiquete-as e guarde em local seco e ventilado .
Sal grosso :
-25 gramas de sal grosso de boa qualidade ( ou qualquer tipo de sal não refinado )
-5 a 10 gramas de saborizante ( sempre desidratado )
- coloque, em um socador de alho o sal grosso e o saborizante. Triture até atingir a consitência desejada. Após feito isso pode-se também colocar o sal em um moedor específico para sair ainda mais fino, mas caso vá utilizá-lo para decoração ou para marinada de carnes ou até mesmo churrasco, não moa o sal, apenas passe pelo socador .
Y buen provecho !

O SAL DA TERRA
ESPECIAL TIRADENTES
Olá queridos amigos!
Faço este post com gosto pois tive a sorte de ser convidada pelo restaurante Theatro da Villa (www.theatrodavilla.com.br) mais uma vez a passar a temporada de inverno nessa magnífica cidade.
Tiradentes, situada no sudeste brasileiro no estado de Minas Gerais, foi fundada em 1702 e é uma das cidades históricas mais bem preservadas do país , um dos principais acervos de arte barroca do mundo e sendo assim se transformou num polo turístico-cultural-gastronômico possuindo uma excelente infra-estrutura hoteleira e o ano inteiro acontecem inúmeras atrações, festejos , festivais, encontros (neste final de semana por exemplo,será o encontro nacional da Harley Davidson ) e em agosto tem o festival de gastronomia que na minha opinião é um dos mais charmosos do Brasil, reunindo Chefs do país e de todo o mundo.
Sem contar as belezas naturais inenarráveis, o município é cercado pela estonteante Serra de São José, perfeita também para ecoturismo.
Aí está a Maria Fumaça onde se faz um agradável passeio , de preferência apreciando um bom vinho !
Bom, como ficarei por toda a temporada, terei bastante tempo para mostrar as maravilhas gastronômicas da região, que conta com excelentes restaurantes de cozinha internacional e também com a culinária típica mineira , a beira do fogão a lenha, não só na cidade mas nas vilas e municípios cercanos como o restaurante de cozinha mineira "da Ângela" no vilarejo de Bichinho (o restaurante saiu até no New York Times), que é uma vila famosa pelo artesanato e o uso de estanho , latente na região.
Aos poucos vou postando receitas e fotos , como o legítimo rocambole de Lagoa Dourada, a fábrica de chocolates de Tiradentes, comidinhas mineiras , queijadinha local , ora pronobis e muito mais !
E además aguardamos a visita de todos pois a temporada de inverno de Tiradentes é a melhor que há !
Beijos e queijos

ESPECIAL TIRADENTES
SALADA VEGETARIANA DE QUEIJO DE CABRA EMPANADO NA CERVEJA PALE ALE
Se posso falar aqui abertamente sobre meus vícios, coloco na lista os queijos . Quase não tomo leite mas sou apaixonada por seus derivados , sobretudo os queijos , onde teríamos de fazer capítulos à parte pois trata-se de um universo infinito , com variações dependendo do país, dos animais que fornecem o leite, do tratamento recebido por esses animais, visto que o clima, a altitude e principalmente a alimentação do animal interfere diretamente no sabor do queijo produzido com aquele leite.
Hoje irei abrir o leque com essa receita charmosíssima, de queijo de cabra.
Graças a maior aceitação do público e melhor conhecimento sobre essa iguaria leve, de sabor peculiar e agradável e valor energético moderado , os caprinocultores brasileiros têm aumentado muitíssimo a produção e principalmente a qualidade. Trazendo ao mercado queijos finos e de variados tipos como o Frescal de cabra, Camembert, Boursin, Charolais, Fromage, Pyramide entre outros, totalizando 12 tipos produzidos no Brasil atualmente.
Tendo em vista que até mesmo os preços têm melhorado pois não trata-se de um queijo barato, ele é caro, mas de vez em quando vale muito a pena apreciá-lo. E por sua vez, ficou cada vez mais fácil encontrá-lo tanto em formato artesanal ou industrializado em qualquer supermercado.
Na receita de hoje vou utilizar o queijo de cabra frescal, que já compro a unidade individual (100gr), como podem ver na foto acima pois nossa salada terá uma apresentação individual. Nessa receita, o queijo de cabra pode também ser substituído pelo queijo Feta que é um queijo grego, a base de leite de cabra e ovelhas, porém mais difícil de encontrar e consequentemente mais caro ( essa receita é baseada em uma receita que aprendi num restaurante grego que trabalhei , o Pothakos, que na versão original usava queijo feta, cerveja pilsen e molho Tsiziki no lugar do aceto).
Essa salada pode ser servida como salada mesmo e algum acompanhamento ou como entrada que é o caso pois vamos fazer porçõezinhas individuais.
Vamos lá :
INGREDIENTES :
Para o queijo :
- 2 unidades de queijo de cabra frescal (100gr cada)
- farinha de trigo( o bastante para empanar)
-200 ml de cerveja malte avermelhado do tipo Pale Ale
-farinha de rosca (pão francês do dia anterior(duro) ralado) temperada com sal, pimenta do reino e tomilho fresco picadinho( o bastante para empanar)
- bastante óleo para fritar
Para a salada :
- Mix de folhas (alface crespa, roxa e americana)-lavadas e secas/ folhas inteiras ou ligeiramente cortadas com as mãos
- 1 pepino pequeno descascado e cortado em rodelas grossas
- 1 tomate maduro cortado em rodelas grossas
- 100 ml de aceto balsâmico
- 4 torradas grandes (que caiba em cima o tomate e o pepino para a apresentação).
- redução de aceto balsâmico (pode ser comprada pronta ou reduza seu balsâmico em casa mesmo, numa panela por meia hora até ficar em consistência de caramelo) para decorar.
PREPARO :
Queijo :
Aqueça o óleo, em uma caçarola, antes de iniciar todo o processo (use uma boa quantidade de óleo pois é uma fritura de imersão).
Enquanto o óleo está aquecendo, monte o prato com um generoso punhado de mix de folhas . E deixe montado pois serve-se a salada com o queijo ainda quente, e já deixando previamente montado não tem perigo de esfriar o queijo e as torradas na hora de servir.
Retire os queijos da embalagem e passe-os levemente na farinha de trigo, depois embeba-os bem na cerveja e passe na farinha de rosca temperada. Reserve.
Coloque as torradas para aquecer (pode ser o pão que quiser, cortado no sentido do comprimento-pois tem que caber por cima da torrada o pepino e o tomate) e pinceladas com manteiga.
Coloque as rodelas de pepino e tomate embebidas no aceto balsâmico(sendo 4 rodelas de pepino e quatro de tomate, 2 de cada por pessoa).
Frite os queijinhos até ficarem ligeiramente dourados , retire, escorra em papel toalha e reserve.
Retire as torradas do forno(sendo 2 unidades por pessoa). Reserve.
Passe para a montagem dos pratos :
Disponha o queijo no meio do mix de folhas que deve ficar em volta do queijo (pleonasmo assim mesmo..rs). Coloque uma torrada em cada ponta do prato. Retire o tomate e o pepino do aceto balsâmico, escorra o excesso e coloque 1 rodela de pepino em cima de cada torrada e 1 rodela de tomate em cima de cada pepino equilibrando-as (só coloque os legumes em cima da torrada na hora de servir para nao derreter o pão com o aceto balsâmico que irá vazar dos legumes).
Decore com riscos de redução de aceto balsâmico e sirva a seguir.
O queijo de cabra aceita mto bem um vinho branco, mas como é bem temperadinho pode-se tomar também com um delicioso Pinot Noir.

SALADA VEGETARIANA DE QUEIJO DE CABRA EMPANADO NA CERVEJA PALE ALE
Açaí orgânico de Rondônia
Olá meus queridos leitores !! Como andam as coisas ? Espero que com as trempes sempre ligadas !!
A receita de hoje é uma continuaçao da série especial de Rondônia ( o primeiro post foi sobre o "Javali Brasileiro") , como ganhei alguns produtos maravilhosos dessa região (que é divisa com Bolívia e região amazônica) , que são riquíssimos, não pude deixar de criar algumas receitas com os mesmos. Ganhei 1 kg de polpa de Açaí orgânico, muito especial mesmo onde fiz vários pratos e deixarei aqui uma criação minha, que digamos assim : é meu xodó !
Trata-se de uma receita saborosíssima, linda e genuínamente brasileira visto que o açaí é nosso, o cacau é nosso, o morango é nosso (quando é produzido aqui é nosso hehee) e a casatnha xerém é nossa ! Viva viva !!!
Vamos ao que interessa :
PARFAIT DE CHOCOLATE BRANCO COM CALDA QUENTE DE MORANGOS , AÇAÍ ORGÂNICO E CASTANHA XERÉM .
INGREDIENTES :
Parfait :
- 500 gr de chocolate branco derretido em banho maria
-500 ml de creme de leite
-5 gemas
-5 claras em neve
- 40 ml de rum ou licor de morango ou cachaça ( uma bebida forte, que combine, pra aromatizar).
Calda quente :
- 100 gr de polpa de açaí
- 12 morangos grandes picados em cubos grandes ( separe 2 inteiros pra decorar)
- 5 colheres de açúcar
- 30 gr de castanhas de cajú xerém triturada , pra polvilhar
PREPARO :
Parfait :
Depois de derreter o chocolate em banho Maria , adicione o creme de leite ( processo que deve ser feito fora do fogo) e mexa bem até ficar um creme uniforme, em seguida adicione o rum ( essa mistura de chocolate com creme de leite se chama Ganache). Acrescente as gemas de ovos e leve ao banho Maria rapidamente somente para que o ovo nao fique cru, pois não é recomendável . Cerca de 1 minuto e meio, deixe esfriar e reserve . Qdo a preparaçao estiver fria, misture aos poucos as claras em neve com movimentos delicados até que se incorpore totalmente à mistura.
Utilize uma fôrma inglesa grande (essa que tem a forma de pão de fôrma, terrine, etc) e umideça levemente.
Abra um saco plástico fino e estique por toda a fôrma de uma maneira que o plástico ultrapasse as bordas (o plástico ficará bem preso pois a fôrma estará umidecida.) e em cima do plástico cubra com a castanha de cajú moída toda a base da fôrma, ajeitando bem o plástico para nao ficar com ruguinhas pois queremos nosso Parfait bem liso - pode-se usar papel manteiga no lugar do plástico, nesse caso não molhe a forma e repita o processo. Despeje o parfait sobre o plástico ou papel manteiga comas castanhas na base e leve ao freezer por no mínimo 4 horas antes de servir.
Para servir , deve-se retirar o Pafait puxando delicadamente o plástico( ou papel manteiga pois sairá facilmente), cortar fatias generosas, dispor em pratinhos de sobremesa , cobrir com a calda quente e decorar com morangos frescos. Caso sobre a preparaçao volte o Parfait para o freezer e jamais cubra toda a sua sobremesa com a calda pois obviamente irá derreter, portanto use a calda somente na hora de servir em cada porçao individual.
Calda quente :
Em uma caçarola coloque os morangos com o açúcar e deixe cozinhar por 5 minutos até que fique na espessura de uma espécie de geléia. Acrescente então a polpa de açaí e mexa por mais 3 minutos. Está pronta. Espere esfriar e guarde em recipiente tampado, em geladeira e na hora de servir esquente em microondas ( ou em uma panelinha) a porção desejada.

Açaí orgânico de Rondônia
ESPECIAL FONDUE DE INVERNO
Quem nao adora confraternizar com amigos no inverno, num ambiente quentinho, lareira, luz de velas, bons vinhos e ...E...FONDUE é claro ! Muito pràtico de fazer e uma delicia , sendo um prato super sociável pois cada convidado "cozinha" o que vai comer. E melhor, todo mundo tem uma panelinha de Fondue (rechaud ou lamparina, de metal , inox , louça, esmaltada...).
O Fondue (fundido) è um prato de origem suíça, conhecido mundialmente e muito apreciado no inverno.
O Fondue consite em coccionar queijos especiais , legumes , diversos tipos de carnes ou atè mesmo chocolate em fogo baixo e direto. No de carnes em geral, utiliza-se óleo quente ou caldos espessos para coccionar os ingredientes que vêem normalmente crus e sem sal (para nao soltar àgua no óleo) , acompanhados e temperados por diversos molhos a escolher . Jà o de queijo vem acompanhado com paes, legumes, batatas e o de chocolate acompanhado de frutas frescas e petit fours especiais como pequenos bolinhos ou biscoitos.
Neste Fondue da foto fiz um mix de vàrias carnes e à parte um fondue de queijo que darei a receita no post abaixo. Entre as carnes estavam bombom de alcatra cortada em cubinhos(sem tempero e sem sal para nao soltar àgua), peito de frango cortado em cubinhos (temperada apenas com Merken), kafta (bolinho de carne temperado e moldado no palitinho), camaroes cinza limpos (mantenha apenas a cauda )...Os molhos da ocasiao eram chimichurri, rose, alcaparras e reduçao de aceto balsâmico trufada. Porèm os molhos , pode-se variar de acordo com as carnes a se utilizar. Uma dica legal para seu Fondue é tambèm a carne de avestruz, o filet, cortado em cubinhos, muito macia e interessante.
IMPORTANTE : No caso de utilizar camaroes ou outros crustáceos, utilizar 2 panelinhas de óleo, sendo uma específica apenas para os crustáceos ao caso de ter um convidado alérgico para que nao contamine o óleo.
Deve-se também manter a temperatura do óleo, nao hesitando, caso necessário, reaquecer este óleo na chama do fogao.
Bom, muito simples e perfeito pra fazer a dois no dia dos NAMORADOS. Muito LOVE pra todo mundo.

ESPECIAL FONDUE DE INVERNO
FONDUE DE QUEIJO
- 40 ml de conhaque ou cachaça
- 1 dente de alho bem picadinho
- salsa picada
PREPARO :
Em uma panela doure levemente o alho em azeite, acrescente o conhaque e deixe secar ligeiramente, agregue o vinho branco , o queijo polenguinho em pequenos pedaços , o creme de leite e bata com a ajuda de um fuet ou um garfo até que o queijo derreta (pode ficar pedaços) e o creme de leite levante fervura. sempre mexendo. Ao final adicione a ricota e a salsa picada, salgue e apimente a gosto, pode dar um leve toque com nós moscada. Transfira para panelinha de fondue e leve á mesa bem quente.

FONDUE DE QUEIJO
24 DE MAIO : DIA NACIONAL DO CAFÉ !!
E claro, uma ode ao café nacional, já teve seu posto por muito tempo de melhor café do mundo, hoje temos distintas opinioes sobre o assunto mas ficamos emparelhados com o café colombiano e até mesmo com bons blends árabes...
E pra adoçar seu coffee break uma receitinha de petit Four :
CASKINHA DE LARANJA COM COBERTURA DE CHOCOLATE :
Ingredientes:
- 2 laranjas médias, com a casca bem grossa
-250 grs de açúcar
-250 ml de água
-125 grs de chocolate meio amargo.
Preparo :
Corte as laranjas ao meio, retire todo o interior, inclusive a pele branca que fica grudada na casca.
Corte cada metade em aproximadamente 10 tirinhas de 1cm de largura.
Coloque em uma caçarola, coberta com água fria e leve á fervura. Ferveu, escorra, desligue.
Repita o processo 3 ou 4 vezes até que saia o amargor da casca e a mesma fique bem transparente. Escorra e seque no papel toalha.
Misture o açúcar com a água, leve ao fogo mexendo sempre para dissolver todo o açúcar. Aumente o fogo e cozinhe por mais 1 minutinho. Agregue as cascas e cozinhe até que a calda comece a secar. Coloque as cascas para secar, improvise uma grade de metal sobre uma assadeira e deixe por 24 hs.
Após secas as caskinhas, derreta o chocolate em banho-maria. Vá mergulhando a metade de cada caskinha no chocolate e coloque sobre papel manteiga para secar. Depois de pronto pode guardar em geladeira em um recipiente tampado por até 3 semanas. Ficam um charme na lateral da xícara de café ou chá.


24 DE MAIO : DIA NACIONAL DO CAFÉ !!
EXÓTICAS : Porco do mato é o "Javali Brasileiro "

Eis que o fiz..Passarei abaixo as receitas de marinadas e dicas de como utilizar bem o javali, que por sua vez está ficando cada vez mais popular no Brasil e é saborosíssimo e o custo é bem acessível.
Bom, existe uma polêmica no Brasil com essa espécie, visto que o javali mesmo é de origem européia e foi introduzido no Brasil nao faz muito tempo e em desavenças com fazendeiros produtores, sem -terra, Ibama entre outros, acabou-se gerando um caos, onde houve uma proliferaçao da espácie, causando uma super populaçao do animal em vários estados brasileiros, incitando o consumo e até mesmo a liberaçao da caça (com seus devidos trâmites legais) em várias regioes de nosso país.
Eu como cozinheira deixo claro que prefiro produtos com origem certeira e dentro da lei . O meu exemplar veio de uma fazenda produtora em Rondônia, com garantia de salubridade.
Nao sei ao certo como andam as resoluçoes entre IBAMA e fazendeiros quanto a isso, visto que como disse anteriormente , prefiro produtos de confiança, mas é bom sempre se informar, para saber o que se está consumindo.
Tenho aqui um texto explicativo do blog Santo Huberto, do ponto de vista de um "caçador" autorizado pelo Ibama- deixando claro que me esquivo de opiniao- dá pra se fazer uma idéia do que acontece no Brasil . Consulte :
http://www.santohuberto.com/forum/forum_detalhes.asp?ID=17063&Origem=17063#ini
E todavia existem várias casas e fornecedores em todo o país e fora também (trabalhei em um restaurante onde o lombo de javali vinha de aviao diretamente do Uruguay). Sei que em Belo Horizonte se encontra a fabulosa carne na boutique de carnes " La Macelleria" e pra quem quiser maiores informaçoes pode entrar em contato também com a COOPERJAVALI , que é a cooperativa de criadores no Brasil ou a ABRACRIJA , que é a ssociaçao nacional de criadores de javali :
http://www.mfrural.com.br/lista_rural_lista.aspx?cat=18&mnop=Associacoes-Criadores-de-Javalis
Lembrando que trata-se de um blog gastronômico e eu nao faço apologia à caça indevida nem a nada que nao esteja dentro dos parâmetros legais. Ao contrário, sempre peço muito cuidado com a procedência e origem de insumos nao sò pelo fato de ser legalizado mas para proteçao de sua própria saúde.
-1 garrafa de vinho tinto seco;
-4 cebolas cortadas grosseiramente;
-4 dentes de alho picados;
-Tomilho a gosto;
-Alecrim a gosto;
-Sálvia a gosto;
-Rodelas de limao ;
-3 a 4 pimentas dedo-de-moça seca, pode usar um pequeno punhado de pimenta calabresa se preferir.

EXÓTICAS : Porco do mato é o "Javali Brasileiro "
COUSCOUS MARAVILHA !
Quem me conhece sabe que sou apaixonada por couscous. Uso muito em acompanhamento para várias receitas, tanto mais simples como mais sofisticadas e até como prato principal.
O Couscous ou Cuscuz , é originário do norte da África, da regiao de Maghreb, porém é consumido em vários países , como Portugal, muitos países na américa latina e no Brasil que tem variaçoes dependendo da regiao, no nordeste usa-se com carne seca ou em versoes doces com côco e leite condensado, no sudeste é bem utilizado com vegetais e ovos...
O couscous é feito de sêmola de trigo, mas existem versoes também de mandioca (comum no Brasil), arroz, milho, etc... É como uma farinha seca, coccionada no vapor e texturizado com manteiga e o resultado final deve ser um couscous bem solto , quase como uma farofa úmida(como existem controvérsias na forma de cozimento, leia atentamente na embalagem que está comprando, o método de cocçao do seu couscous para assim saborizar e nao dar aspecto de um prato "empapado").
É realmente muito versátil e meus preferidos sao o couscous clássico com cordeiro, couscous de frutos do mar e pimentas acompanhando um bom pescado ou como prato principal...E o couscous que irei passar a receita aqui fiz acompanhando um filet de frango ao molho de mel e pimentas verdes.
Use a criatividade, o couscous vai com tudo !!!
Ingredientes :
(aprox. 6 porçoes)
-500 gr de couscous cozido de acordo com métodos da embalagem ( Existem várias marcas no mercado, importadas, nacionais, até artesanais..Caros e baratos...Prefira para essa receita a de Sêmola de trigo).
- 1 cebola grande picada
- 4 ovos cozidos e picadinhos
- 50 gr de azeitonas pretas picadas
- 50 gr de alcaparras inteiras
- 1 pimentao vermelho picadinho
-salsa crespa
- azeite, sal e pimenta
Preparo :
Em uma caçarola refogue a cebola no azeite até que fique transparente. Acrescente o pimentao e cozinhe por 1 minuto, em seguida, as azitonas e as alcaparras e cozinhe por meio minuto. Adicione o couscous, mexendo ligeiramente por meio minuto e desligue o fogo. (vá sempre soltando o couscous com um garfo pra nao empapar). regule o sal e a pimenta a seu gosto. Adicione os ovos cuidadosamente, salpique com salsa crespa, misture e reserve.
Unte uma forma de bolo untada com manteiga, coloque o couscous ainda quente na forma fazendo uma ligeira pressao e desenforme ainda quente. A apresentaçao pode ser feita também em arinhos(como na minha foto), em forminhas, em forma de bolo, ou até mesmo soltinho como uma farofa ou um tabule....Faz sucesso !

COUSCOUS MARAVILHA !
TERRAOLIVO 2011 EM JERUSALÉM


TERRAOLIVO 2011 EM JERUSALÉM
FORMIGUINHAS : Tiramisú Clássico
Foto : Joana Malta
Ingredientes :
- 400 gr de queijo mascarpone italiano ( pode ser substituído por cream-cheese, tem várias marcas no mercado)
-1/2 caixinha de leite condensado
- 1 pct de biscoito champagne
- 1 xic de café forte e sem açúcar
- 1 dose de cognac ou cachaça ou licor de : café, chocolate, cacau -algum que combine-
- chocolate em pó e graos de café para confeitar ;
-chantilly para confeitar(opcional)
Em um refratário de vidro (da forma e tamanho desejados) , vá colocando os biscoitos emparelhadamente e quando estiver todo preenchido, coloque por cima o creme e assim sucessivamente sendo que a última camada deverá ser de creme. Para finalizar, cubra com chantilly , polvilhe chocolate em pó e decore com graos de café.
Cubra com papel filme e leve a geladeira por no mínimo 4 horas.
PS. O TIRAMISÚ DA FOTO, EU FIZ NUM REFRATÁRIO REDONDO, TOTALMENTE INFORMAL PARA COMER DE COLHER. PORÉM, PODE-SE FAZER PORÇOEZINHAS INDIVIDUAIS MONTADAS EM ARO PEQUENO, PODE-SE FAZER EM VÁRIAS FORMAS COM AROS GRANDES TEMÁTICOS(CORAÇAO, ESTRELA, ETC)...MONTA-SE COMO UM PAVÊ, NA FORMA QUE QUISER.

FORMIGUINHAS : Tiramisú Clássico
JOELHO DE PORCO COM MOLHO DE JABUTICABA

Foto : Joana Malta

JOELHO DE PORCO COM MOLHO DE JABUTICABA
EXÓTICAS : Avestruz Legal
Inverno chegando e combina bastante com carnes diversas, molhos encorpados , bom vinho, luz de velas...Hum que romântico !
A dica de hoje é sobre a carne de avestruz que cada dia mais tem visibilidade na gastronomia mundial, em Minas Gerais por exemplo a criaçao aumentou muitíssimo nos últimos anos(aqui eu uso a da coopeavestruz), sobretudo de 2005 pra cá, todavia ainda sao poucos restaurantes que trabalham com essa maravilha e nem todo mundo já teve a deliciosa experiência.
Digo-lhes entao, que a carne ao contrário do que se pensa , nao se trata mais de uma carne exótica, é de fácil preparo,muito fácil de ser encontrada pois existem muitos criadouros e cooperativas legais dessa ave (verificar sempre rótulos, etiquetas, origem...), que se aproveita integralmente: Os ovos, o couro, as plumas, a carne....E trata-se de uma carne vermelha, até bem similar à carne bovina, porém de paladar mais suave e corte mais "amanteigado". E quanto aos valores nutricionais, surpreenda-se : os índices de caloria, colesterol e gordura são inferiores às das carnes de frango e de peru, sem pele. É rica em Ômega 3, tem alto teor de proteína e apenas 1% de índice de gordura !!! E na minha humilde opiniao, umas das melhores carnes que já provei.
Eu já testei essa maravilha de várias formas : grelhada, assada e se adaptou muito bem de ambas as maneiras, porém um jeito bacana para apresentar no inverno é na forma de fondue, exatamente da mesma forma que o filet bovino e acompanha muito bem com molhos de frutas , ervas e até os tradicionais queijos de inverno.

EXÓTICAS : Avestruz Legal
Comida di Buteco 2011
Chocolates artesanais : O ROMANCEIRO

Buenas queridos !! Trempes sempre ligadas.

Chocolates artesanais : O ROMANCEIRO
Especial de Páscoa : BACALHAU


Especial de Páscoa : BACALHAU
Dessalgando o bacalhau
Método tradicional :
Bom, quando você for preparar o bacalhau procure comprar seu pescado com certa antecedência pois essa etapa é bem importante para que sua receita não vá por água a baixo. Primeiramente pergunte ao seu fornecedor sobre o tipo de bacalhau que está comprando, observe as dicas da postagem acima para não comprar gato por lebre. Lembre-se que quanto maior for a posta, mais tempo ele precisará ficar de molho.
Lave bem seu bacalhau em água corrente por uns 5 minutos, corte em postas(aprox. 120 gr) e coloque em um vasilhame coberto com água filtrada e deixe na geladeira por 24 horas(postas altas e grandes), trocando a água umas 3 vezes durante todo o período, deixe sempre em geladeira e não soltará odor algum, ao contrário, se deixar em temperatura ambiente infestará sua cozinha com um odor nada agradável!!!.
Caso utilize o bacalhau desfiado ou em lascas, faça o mesmo processo porém em cerca de 6 horas (trocando sempre a água) seu bacalhau estará pronto pra uso.
Método rapidinho :
Se você deixou pra última hora como é de costume nacional, faça o seguinte :
Lave o bacalhau em água corrente por 5 minutos como no método tradicional. Depois coloque em uma panela, cubra-o com água e com uma pitada de sal ( adicionando o sal fará com que “puxe” o sal que está dentro do bacalhau) e espere levantar fervura. Apague o fogo , escorra e novamente lave o bacalhau. Coloque novamente em uma panela com água(dessa vez sem sal nenhum) e leve á fervura. Escorra e repita o processo quantas vezes necessário , vá provando até verificar o nível bom de dessalgue para dar início a sua receita.
Beijocas e vamos às receitcheenhas!

Dessalgando o bacalhau
BACALHAU E VINHO

Bom, Páscoa com coelhinho, chocolate, bacalhoada e vinho !!
Não poderia deixar de falar sobre o polêmico tema pois muita gente pensa que o bacalhau por ser um peixe deve ser acompanhado por um vinho branco. Mas como expliquei nas postagens anteriores, bacalhau não é um peixe e sim um método de salgamento e secagem utilizado em algumas espécies marinhas(Não desvalorizando métodos artesanais, peixes de rio, métodos de defumação e tal, mas bacalhau legítimo comercial é sim confeccionado a partir de espécies marinhas).
Portanto, dependendo do prato cabe um branco , um tinto ou um rosé. Na minha visão, uma boa bacalhoada de forno, em comemoração à Páscoa, pede um bom tinto de taninos médios de preferência português, mas tudo vai depender também de quanto se quer gastar. Se for petisco, como bolinho de bacalhau, salada de bacalhau eu harmonizaria com um rose firme e se for um prato com bacalhau grelhado, com molho suave ou uma receita menos potente aí sim introduziríamos um branco de bom corpo. Porém se for um prato de forno ou panelada, bem temperado e forte, é o tinto e pronto. E cuidado com o famoso vinho verde português, teria sua combinação com o bacalhau? Na minha opinião não muito, vinho verde vai com sabores mais leves que o bacalhau.
E...Se não abre mão de um vinho português(assim como eu), procure opções de uvas tintas da região do Alentejo, você não vai errar. Eu confio em você ! hehee É muito difícil dizer que vinho deve ser tomado, até mesmo que uva utilizar, porém você pode fazer o seguinte : Vá com sua receita à casa especializada em vinhos, ou supermercado tanto faz, procure o sommelier do local que seguramente te indicará uma boa opção que caberá no seu bolso. E boa Páscoa a todos !!

BACALHAU E VINHO
Bacalhau à Brás


Bacalhau à Brás
ESPECIAL CAMAROES


ESPECIAL CAMAROES
Tempurá de camarao e legumes diversos ao molho teriaky


Tempurá de camarao e legumes diversos ao molho teriaky
Defumador de camarao/Camarao seco

Defumador de camarao/Camarao seco
Camarao seco com chuchu

Camarao seco com chuchu
Páscoa dos importados


Páscoa dos importados
Chef TV : O canal da Gastronomia


Chef TV : O canal da Gastronomia
Monitoramento


Monitoramento
O Japao no Brasil


O Japao no Brasil
-
▼
2011
(45)
-
►
abril
(12)
- Comida di Buteco 2011
- Chocolates artesanais : O ROMANCEIRO
- Especial de Páscoa : BACALHAU
- Dessalgando o bacalhau
- BACALHAU E VINHO
- Bacalhau à Brás
- ESPECIAL CAMAROES
- Tempurá de camarao e legumes diversos ao molho ter...
- Defumador de camarao/Camarao seco
- Camarao seco com chuchu
- Páscoa dos importados
- Chef TV : O canal da Gastronomia
-
►
abril
(12)
Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.
Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.
E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).
Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).
Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!
Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares