quarta-feira, 30 de março de 2011

postheadericon O Japao no Brasil



Oi gent !! Como andamos?


Estou aqui hoje com essa pauta polêmica, na verdade para acalmarmos os nervos. Claro que é lamentável a sucessão de acontecimentos apocalípticos decorrentes no Japão, um povo já anteriormente castigado e surpreendentemente forte apesar da aparência e terra frágeis. E independente do que aconteça com o país, o povo está lá, que habitem outros lugares, mas tenho certeza que irão se reerguer de alguma forma. Como diz a piada “humor negro” que ouvi outro dia : “ Aposto que o Japão vai se reerguer antes do Brasil terminar as construções dos estádios para a copa”... È por aí....E o que nos resta nesse meio tempo é aguardar e rezar por eles.

Mas e nós aqui ? A segunda maior colônia de japoneses fora do Japão, um país amante da gastronomia asiática , principalmente a japonesa. É sabido que já existem diminuições na margem de lucro dos restaurantes especializados, nos sites de venda de insumos alimentícios japoneses, nas casas especializadas e nas prateleiras japonesas do supermercado. Infelizmente as pessoas não sabem muito bem o que está acontecendo e promovem uma espécie de boicote que de nada valerá.

Segundo a ANVISA ( Agência nacional de vigilância sanitária), o Brasil não adotou medidas proibitivas para importação de produtos alimentícios japoneses, todavia a última importação feita para o Brasil foi em fevereiro, antes do acidente radionuclear e eram produtos como massas e farinhas para uso de confeitaria, ou seja, os produtos japoneses que ainda estão nas prateleiras ou sendo usados nos restaurantes chegaram aqui bem antes do fato. Quanto a isso não há com que se preocupar. Obviamente que terão de existir adaptações a partir de agora , o que por sua vez não será difícil no nosso país que possui a primeira maior colônia de japoneses do mundo, a maior fábrica de sakê fora do Japão, no estado de São Paulo existem produtores de arroz japonês (que se adapta bem aqui pois já somos grandes plantadores de arroz, não é?) , e claro esse marzao de Deus com infinidade de pescados, frutos do mar, algas....Portanto esses insumos nao nos faltarao e no caso de temperos importados como o Wasabi entre outros, seguramente nossa colônia japonesa já está dando cabo. E também teremos de observar as resoluçoes da ANVISA e conferir rótulos de produtos se possuem ou nao a data de fabricaçao posterior aos acontecimentos e se realmente estao vindo de zonas de risco.

Em outros países a coisa está se dando da mesma forma. Hoje conversei com meu amigo e colega Hassan Mahmud , proprietário do restaurante japonês Tanoshi sushi y wok na cidade de Buenos Aires, e me disse que o pescado e as algas usadas no restaurante dele vem do Chile, o arroz é o Carolina Double produzido na própria Argentina, que o sakê e outros temperos chegam de nacionalidades cercanas. Por fim, vamos nos virando com o que temos e por sorte ainda temos muito.

E o que peço é que nao deixem de apreciar a gastronomia japonesa ,nem de adquirir produtos, nem de cozinhar. É um legado saborosíssimo que só faz bem a saúde.


ARIGATÔ , SAYONARÁ !!!!!

Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.