quarta-feira, 30 de março de 2011

postheadericon Conservas, acepipes e compotas


foto : Artesanato e cia





Caríssimos ! Como vamos? Espero que na santa paz e com as trempes sempre ligadas ! A pedido de uma leitora, que a muito estou devendo este post, vou falar sobre essas delícias versáteis...As conservas. Existem vários tipos de conservas, em meio ácido (vinagre por exemplo), em óleos (azeite...) , em meio alcólico (cachaça ....), ou uma mescla dessas bases...Porém deve-se prestar muita atenção ao modo de preparo destas receitas principalmente na esterilizaçao de recipientes de armazenagem, também na temperatura da mesma pois ao contrário de conservar o alimento pode-se transformar em uma bomba de fungos !!!


* HIGIENIZAÇAO E ESTERILIZAÇAO DE RECIPIENTES PARA ARMAZENAGEM DE CONSERVAS E COMPOTAS :


Obviamente aqui estamos falando de recipientes de vidro, com tampa plástica ou tampa de metal. Os vidros podem ser embalagens reaproveitadas ou podem ser recipientes “virgens” comprados para o propósito da conserva, muito embora necessite dos mesmos cuidados para a armazenagem do produto. É bom observar que não estejam rachados ou trincados, que as tampas estejam em perfeitas condições -se for plástica que não tenha furos e rachaduras e se for de metal que não tenha pontilhos de ferrugem nem marcas ou furos.


PRÉ-LAVAGEM : Lave bem o vidro com água e detergente, retirando rótulos, cola, marcas de validade entre outros (caso necessário deixe de molho algumas horas antes de lavá-los). Enxágüe abundantemente para tirar resíduos de detergente.


ESTERILIZAÇAO : Estamos aqui falando também de uma prática caseira, não existindo assim autoclaves ou equipamentos de esterilização profissional, portanto temos que saber que os microorganismos da zona de perigo começam a morrer com a temperatura acima de 60 ºC , como vamos bem acima , podemos considerar nosso recipiente apto a receber o produto final e se mantido em geladeira pode durar até 5/6 meses , dependendo da conserva.


Esterilizando na panela :


Utilize uma panela alta o bastante para que caibam os vidros e água cobrindo-os por completo. Coloque um pano limpo dobrado dentro da panela para que os vidros fixem no fundo(coloque-os destampados), cubra a panela , cubra-os com água fria – inclusive dentro dos mesmos. Ligue o fogo , assim que entrar em ebulição, conte mais 20 minutos seu vidro estará esterilizado. As tampas de metal podem ser fervidas juntamente com os vidros e as de plástico devem ser fervidas por no máximo 5 minutos. Retire os vidros colocando-os sobre uma bancada e deixe secar naturalmente para evitar fiapos de pano ou papel.



Esterilizando no forno :



É ainda mais fácil : Coloque os vidros sobre uma assadeira e em forno alto deixe-os por 20 minutos. Em relação às tampas o procedimento deve ser o mesmo do item anterior, elas não devem ir ao forno. Sempre acondicione a conserva com o vidro totalmente seco e deitado, primeiro com os ingredientes sólidos e depois cubra com o líquido (vinagre, azeite, etc..). Se for rotulá-lo, faça depois de acondicionada a matéria prima e vedada a tampa. Os vidrinhos de conserva com capacidade para 200 gr, custam em média 0,40 centavos cada porém deve-se perfeitamente reciclar embalagens que já se tem a Mao !















Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.