quarta-feira, 30 de março de 2011

postheadericon Cebolinha baby


CONSERVANDO



Bom gent , como disse na postagem sobre alimetos em conserva, existem milhares de formas de fazer uma boa conserva , podem ser confeccionadas como um mix de pimentas (que ficam mais fortes se feitas com azeite do que com vinagre ou com cachaça), de legumes variados tipo picles, de palmito, azeitona, alcachofra, berinjela, abobrinha, pimentões coloridos, tomate seco,caponatas, piperonatas,azeitonas, pepinos, enfim, podem ser temperadas com alho, ervas aromáticas e castanhas e servidas como acepipes, antepastos ou entradas com paes e queijos especiais, como acompanhamento de churrasco e/ou carnes grelhadas, como petisco, enfim uma infinidade de formas. Passarei aqui uma variaçao rápida e simples pra começarmos a produçao !!

Abraço crianças !!


CONSERVA DE CEBOLINHA MIÚDA


Ingredientes :



- 1 vidro esterilizado ( a quantidade você decide , o importante é colocar a matéria prima-crua ou cozida- de acordo com a receita, nas quantidades que caibam no vidro e ir completando com líquido e temperos) . Aqui utilizaremos o médio de 200 gr - 15 cebolinhas baby sem casca - 1 pimenta dedo-de-moça inteira - Aproximadamente 2 copos de vinagre branco a sua escolha( ou de álcool ou de vinho branco, etc) - 2 folhas de louro - sal a gosto


Preparo : Em uma panela coloque as cebolinhas , cubra com água e espere levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos (sairá o gosto forte da cebola). Retire a cebolinha da panela, escorra em um papel toalha ou em um pano bem limpo até que saia o excesso de água e esfriem completamente. Salgue a gosto. Vá introduzindo as cebolinhas no vidro esterilizado, intercalando as folhas de louro e a pimenta. Complete com o vinagre até que fique totalmente coberto , tampe e deixe em geladeira lembrando que quanto mais curtido melhor e a durabilidade é de aproximadamente 5 meses em geladeira.







Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.