segunda-feira, 27 de junho de 2011

postheadericon SALADA VEGETARIANA DE QUEIJO DE CABRA EMPANADO NA CERVEJA PALE ALE

  Foto : Joana Malta

Se posso falar aqui abertamente sobre meus vícios, coloco na lista os queijos . Quase não tomo leite mas sou apaixonada por seus derivados , sobretudo os queijos , onde teríamos de fazer capítulos à parte pois trata-se de um universo infinito , com variações dependendo do país, dos animais que fornecem o leite, do tratamento recebido por esses animais, visto que o clima, a altitude e principalmente a alimentação do animal interfere diretamente no sabor do queijo produzido com aquele leite.
   Hoje irei abrir o leque com essa receita charmosíssima, de queijo de cabra.
   Graças  a maior aceitação do público e melhor conhecimento sobre essa iguaria leve, de sabor peculiar e agradável  e valor energético moderado , os caprinocultores brasileiros têm aumentado muitíssimo a produção e principalmente a qualidade. Trazendo ao mercado queijos finos e de variados tipos como o Frescal de cabra, Camembert, Boursin, Charolais, Fromage, Pyramide entre outros, totalizando 12 tipos produzidos no Brasil atualmente.
   Tendo em vista que até mesmo os preços têm melhorado pois não trata-se de um queijo barato, ele é caro, mas de vez em quando vale muito a pena apreciá-lo. E por sua vez, ficou cada vez mais fácil encontrá-lo tanto em formato artesanal ou industrializado em qualquer supermercado.
    Na receita de hoje vou utilizar o queijo de cabra frescal, que já compro a unidade individual (100gr), como podem ver na foto acima pois nossa salada terá uma apresentação individual. Nessa receita, o queijo de cabra pode também ser substituído pelo queijo Feta que é um queijo grego, a base de leite de cabra e ovelhas, porém mais difícil de encontrar e consequentemente mais caro ( essa receita é baseada em uma receita que aprendi num restaurante grego que trabalhei , o Pothakos, que na versão original usava queijo feta, cerveja pilsen e molho Tsiziki  no lugar do aceto).
    Essa salada pode ser servida como salada mesmo e algum acompanhamento ou como entrada que é o caso pois vamos fazer porçõezinhas individuais.
     Vamos lá :
INGREDIENTES :

Para o queijo :
- 2 unidades de queijo de cabra frescal (100gr cada)
- farinha de trigo( o bastante para empanar)
-200 ml de cerveja malte avermelhado do tipo Pale Ale
-farinha de rosca (pão francês do dia anterior(duro) ralado) temperada com sal, pimenta do reino e tomilho fresco picadinho( o bastante para empanar)
- bastante óleo para fritar

Para a salada :
- Mix de folhas (alface crespa, roxa e americana)-lavadas e secas/ folhas inteiras ou ligeiramente cortadas com as mãos
- 1 pepino pequeno descascado e cortado em rodelas grossas
- 1 tomate  maduro cortado em rodelas grossas
- 100 ml de aceto balsâmico
- 4 torradas grandes (que caiba em cima o tomate e o pepino para a apresentação).
 - redução de aceto balsâmico (pode ser comprada pronta ou reduza seu balsâmico em casa mesmo, numa panela por meia hora até ficar em consistência de caramelo) para decorar.
PREPARO :
Queijo :
  Aqueça o óleo, em uma caçarola, antes de iniciar todo o processo (use uma boa quantidade de óleo pois é uma fritura de imersão).
   Enquanto o óleo está aquecendo, monte o prato com um generoso punhado de mix de folhas . E deixe montado pois serve-se a salada com o queijo ainda quente, e já deixando previamente montado não tem perigo de esfriar o queijo e as torradas na hora de servir.
    Retire os queijos da embalagem e passe-os levemente na farinha de trigo, depois embeba-os bem na cerveja e passe na farinha de rosca temperada. Reserve.
    Coloque as torradas para aquecer (pode ser o pão que quiser, cortado no sentido do comprimento-pois tem que caber por cima da torrada o pepino e o tomate) e pinceladas com manteiga.
    Coloque as rodelas de pepino e tomate embebidas no aceto balsâmico(sendo 4 rodelas de pepino e quatro de tomate, 2 de cada por pessoa).
     Frite os queijinhos até ficarem ligeiramente dourados , retire, escorra em papel toalha e reserve.
     Retire as torradas do forno(sendo 2 unidades por pessoa). Reserve.
     Passe para a montagem dos pratos :
    Disponha o queijo no meio do mix de folhas que deve ficar em volta do queijo (pleonasmo assim mesmo..rs). Coloque uma torrada em cada ponta do prato. Retire o tomate e o pepino do aceto balsâmico, escorra o excesso e coloque 1 rodela de pepino em cima de cada torrada e 1 rodela de tomate em cima de cada pepino equilibrando-as (só coloque os legumes em cima da torrada na hora de servir para nao derreter o pão com o aceto balsâmico que irá vazar dos legumes).
     Decore com riscos de redução de aceto balsâmico e sirva a seguir.
O queijo de cabra aceita mto bem um vinho branco, mas como é bem temperadinho pode-se tomar também com um delicioso Pinot Noir.
Share/Bookmark

1 comentários:

Anônimo disse...

UAUUUUU ! AHAZA GATA !

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.