segunda-feira, 27 de junho de 2011

postheadericon Açaí orgânico de Rondônia

Foto : Nutrição em Foco

Olá meus queridos leitores !! Como andam as coisas ? Espero que com as trempes sempre ligadas !!

   A receita de hoje é uma continuaçao da série especial de Rondônia ( o primeiro post foi sobre o "Javali Brasileiro") , como ganhei alguns produtos maravilhosos dessa região (que é divisa com Bolívia e região amazônica) , que são riquíssimos, não pude deixar de criar algumas receitas com os mesmos. Ganhei 1 kg de polpa de Açaí orgânico, muito especial mesmo onde fiz vários pratos e deixarei aqui uma criação minha, que digamos assim : é meu xodó !
    Trata-se de uma receita saborosíssima, linda e genuínamente brasileira visto que o açaí é nosso, o cacau é nosso, o morango é nosso (quando é produzido aqui é nosso hehee) e a casatnha xerém é nossa ! Viva viva !!!

   Vamos ao que interessa :


       PARFAIT DE CHOCOLATE BRANCO COM CALDA QUENTE DE MORANGOS , AÇAÍ ORGÂNICO E CASTANHA XERÉM .


INGREDIENTES :      

Parfait :
- 500 gr de chocolate branco derretido em banho maria
-500 ml de creme de leite
-5 gemas
-5 claras em neve
- 40 ml de rum ou licor de morango ou cachaça ( uma bebida forte, que combine, pra aromatizar).


Calda quente :
- 100 gr de polpa de açaí
- 12 morangos grandes picados em cubos grandes ( separe 2 inteiros pra decorar)
- 5 colheres de açúcar
- 30 gr de castanhas de cajú xerém triturada ,  pra polvilhar


PREPARO :
Parfait :

 Depois de derreter o chocolate em banho Maria , adicione o creme de leite ( processo que deve ser feito fora do fogo) e mexa bem até ficar um creme uniforme, em seguida adicione o rum ( essa mistura de chocolate com creme de leite se chama Ganache). Acrescente as gemas de ovos e leve ao banho Maria rapidamente somente para que o ovo nao fique cru, pois não é recomendável . Cerca de 1 minuto e meio, deixe esfriar e reserve . Qdo a preparaçao estiver fria, misture aos poucos as claras em neve com movimentos delicados até que se incorpore totalmente à mistura.
   Utilize uma fôrma inglesa grande (essa que tem a forma de pão de fôrma, terrine, etc) e umideça levemente.
    Abra um saco plástico fino e estique por toda a fôrma de uma maneira que o plástico ultrapasse as bordas (o plástico ficará bem preso pois a fôrma estará umidecida.) e em cima do plástico cubra com a castanha de cajú moída toda a base da fôrma, ajeitando bem o plástico para nao ficar com ruguinhas pois queremos nosso Parfait bem liso - pode-se usar papel manteiga no lugar do plástico, nesse caso não molhe a forma e repita o processo. Despeje o parfait sobre o plástico ou papel manteiga comas castanhas na base e leve ao freezer por no mínimo 4 horas antes de servir.
    Para servir , deve-se retirar o Pafait puxando delicadamente o plástico( ou papel manteiga  pois sairá facilmente), cortar fatias generosas, dispor em pratinhos de sobremesa , cobrir com a calda quente e decorar com morangos frescos. Caso sobre a preparaçao volte o Parfait para o freezer e jamais cubra toda a sua sobremesa com a calda pois obviamente irá  derreter, portanto use a calda somente na hora de servir em cada porçao individual.

Calda quente :
Em uma caçarola coloque os morangos com o açúcar e deixe cozinhar por 5 minutos até que fique na espessura de uma espécie de geléia. Acrescente então a polpa de açaí e mexa por mais 3 minutos. Está pronta. Espere esfriar e guarde em recipiente tampado, em geladeira e na hora de servir esquente em microondas ( ou em uma panelinha) a porção desejada.
Share/Bookmark

4 comentários:

Anônimo disse...

Receita magnifica ! Vou tentar fazer com certeza. Pena que meu açai não é orgânico .... Mas vai assim mesmo !

Joana Malta Álvares disse...

HAHAHA, NÃO IMPORTA. tENDO UM BOM AÇAÍ EM MÃOS JÁ É...OBRIGADA PELA VISITA !

Anônimo disse...

que deliceriaaaa

Anônimo disse...

amei a receita vou tentar faze, mas o que eu quero mesmo e castanha de caju moida,poster o site por favor.helena oliveira

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.