terça-feira, 17 de maio de 2011

postheadericon EXÓTICAS : Avestruz Legal















Inverno chegando e combina bastante com carnes diversas, molhos encorpados , bom vinho, luz de velas...Hum que romântico !


A dica de hoje é sobre a carne de avestruz que cada dia mais tem visibilidade na gastronomia mundial, em Minas Gerais por exemplo a criaçao aumentou muitíssimo nos últimos anos(aqui eu uso a da coopeavestruz), sobretudo de 2005 pra cá, todavia ainda sao poucos restaurantes que trabalham com essa maravilha e nem todo mundo já teve a deliciosa experiência.


Digo-lhes entao, que a carne ao contrário do que se pensa , nao se trata mais de uma carne exótica, é de fácil preparo,muito fácil de ser encontrada pois existem muitos criadouros e cooperativas legais dessa ave (verificar sempre rótulos, etiquetas, origem...), que se aproveita integralmente: Os ovos, o couro, as plumas, a carne....E trata-se de uma carne vermelha, até bem similar à carne bovina, porém de paladar mais suave e corte mais "amanteigado". E quanto aos valores nutricionais, surpreenda-se : os índices de caloria, colesterol e gordura são inferiores às das carnes de frango e de peru, sem pele. É rica em Ômega 3, tem alto teor de proteína e apenas 1% de índice de gordura !!! E na minha humilde opiniao, umas das melhores carnes que já provei.


Eu já testei essa maravilha de várias formas : grelhada, assada e se adaptou muito bem de ambas as maneiras, porém um jeito bacana para apresentar no inverno é na forma de fondue, exatamente da mesma forma que o filet bovino e acompanha muito bem com molhos de frutas , ervas e até os tradicionais queijos de inverno.



Share/Bookmark

1 comentários:

Anônimo disse...

TAMBÉM AMOOO AVESTRUZ !!! ÓTIMA IDÉIA FAZER DE FONDUE VOU TENTAR ! E TAMBÉM GOSTO DE CAMAROES NO FONDUE, TIPO VG FICA UMA DELÍCERIA !!!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.