terça-feira, 24 de maio de 2011

postheadericon 24 DE MAIO : DIA NACIONAL DO CAFÉ !!

Tradicional, orgânico, descafeinado, capuccino, saborizado, doce, amargo, forte, fraquinho, ligante,funcional,evitável....
 E claro, uma ode ao café nacional, já teve seu posto por muito tempo de melhor café do mundo, hoje temos distintas opinioes sobre o assunto mas ficamos emparelhados com o café colombiano e até mesmo com bons blends árabes...

E pra adoçar seu coffee break uma receitinha de petit Four :

CASKINHA DE LARANJA COM COBERTURA DE CHOCOLATE :

Ingredientes:

- 2 laranjas médias, com a casca bem grossa
-250 grs de açúcar
-250 ml de água
-125 grs de chocolate meio amargo.

Preparo :

Corte as laranjas ao meio, retire todo o interior, inclusive a pele branca que fica grudada na casca.
Corte cada metade em aproximadamente 10 tirinhas de 1cm de largura.
Coloque em uma caçarola, coberta com água fria e leve á fervura. Ferveu, escorra, desligue.
Repita o processo 3 ou 4 vezes até que saia o amargor da casca e a mesma fique bem transparente. Escorra e seque no papel toalha.

Misture o açúcar com a água, leve ao fogo mexendo sempre para dissolver todo o açúcar. Aumente o fogo e cozinhe por mais 1 minutinho. Agregue as cascas e cozinhe até que a calda comece a secar. Coloque as cascas para secar, improvise uma grade de metal sobre uma assadeira e deixe por 24 hs.

Após secas as caskinhas, derreta o chocolate em banho-maria. Vá mergulhando a metade de cada caskinha no chocolate e coloque sobre papel manteiga para secar. Depois de pronto pode guardar em geladeira em um recipiente tampado por até 3 semanas. Ficam um charme na lateral da xícara de café ou chá.


Foto : New Division Band

Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.