sábado, 9 de abril de 2011

postheadericon ESPECIAL CAMAROES


Foto : Ocean explorer


Olá queridos.... Em pleno outono e eu aqui escrevendo esse especial sobre camaroes, mas por sorte temos essa maravilhosa iguaria o ano todo no Brasil, onde em muitos lugares nao deixa de ser verao nunca...Eu pelo menos adoro , no calor, no frio , camarao é uma delícia. Me desculpem os alérgicos, mas neste especial temos várias postagens contendo uma prévia de como escolher seu crustáceo ,curiosidades e algumas receitas de babar nos próximos posts. Bom proveito !



O Camarão faz parte dos crustáceos que são animais invertebrados aquáticos e tem seu corpo protegido por uma carapaça rígida. Essa rigidez depende da espécie em que pertencem. A maioria de crustáceos é encontrada nos oceanos, porém existem espécies que habitam águas doces, como o “Pitu” que é um camarão que mede aproximadamente 30 cm. Os crustáceos decápodos , tem 5 pares de membros e se movem caminhando pelo oceano.


Os principais tipos de crustáceos são :

A lagosta, o caranguejo, o lagostim, os camarões, etc.


Os tipos de camarões mais conhecidos no Brasil são :

Camarao branco, camarão rosa, camarão 7 barbas, camarão vermelho, camarao cinza, camarão laguna ,Pitú entre outros.


Características para a seleção e compra de crustáceos :


1) Crustáceos vivos devem ser pesados e vigorosos.

2) Ter um aroma de mar, nada além.

3) As carapaças devem estar intactas

4) As articulações devem estar transparentes e inchadas

5) Os crustáceos cozidos devem apresentar carapaças de coloração rosada ou vermelha intensa(evite os que tem manchas negras ou esverdeadas)

6) A carne deve ser firme e sem odores fortes

7) Os olhos devem estar brilhantes.


Os crustáceos podem ser congelados por até 6 meses em freezer numa temperatura de -18ºC e conservados frescos em geladeira por 24 hs em 5ºC. Descongelar em geladeira ou naturalmente . Cuidado com a cocção pois os crustáceos são compostos por 70% de água e podem ficar “ borrachudos” caso mal utilizados. Nas postagens abaixo confira deliciosas receitas !! Beijos a todos !

Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.