quinta-feira, 14 de abril de 2011

postheadericon Dessalgando o bacalhau

 Alow kiridos!!! Depois de comprado o peixão vamos prepará-lo !!!

Método tradicional :
    
     Bom, quando você for preparar o bacalhau procure comprar seu pescado com certa antecedência pois essa etapa é bem importante para que sua receita não vá por água a baixo. Primeiramente pergunte ao seu fornecedor sobre o tipo de bacalhau que está comprando, observe as dicas da postagem acima para não comprar gato por lebre. Lembre-se que quanto maior for a posta, mais tempo ele precisará ficar de molho.  
    Lave bem seu bacalhau em água corrente por uns 5 minutos, corte em postas(aprox. 120 gr) e coloque em um vasilhame coberto com água filtrada e deixe na geladeira por 24 horas(postas altas e grandes), trocando a água umas 3 vezes durante todo o período, deixe sempre em geladeira e não soltará odor algum, ao contrário, se deixar em temperatura ambiente infestará sua cozinha com um odor nada agradável!!!.
    Caso utilize o bacalhau desfiado ou em lascas, faça o mesmo processo porém em cerca de 6 horas (trocando sempre a água) seu bacalhau estará pronto pra uso.
  
     Método rapidinho :

     Se você deixou pra última hora como é de costume nacional, faça o seguinte :
     Lave o bacalhau em água corrente por 5 minutos como no método tradicional. Depois coloque em uma panela, cubra-o com água e com uma pitada de sal ( adicionando o sal fará com que “puxe” o sal que está dentro do bacalhau) e espere levantar fervura. Apague o fogo , escorra e novamente lave o bacalhau. Coloque novamente em uma panela com água(dessa vez sem sal nenhum) e leve á fervura. Escorra e repita o processo quantas vezes necessário , vá provando até verificar o nível bom de dessalgue para dar início a sua receita.

Beijocas e vamos às receitcheenhas!
Share/Bookmark

1 comentários:

Joana Malta Álvares disse...

Alow ! As vezes escrevo no word primeiro em outras escrevo aqui direto - é o caso dessa postagem - e tentei corrigir depois, inúmeras vezes e o texto continua meio embolado, nao sei porque. Peço-lhes desculpas e espero que tenham entendido ainda assim !! Beijos e muito obrigada pela visita !!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.