terça-feira, 5 de julho de 2011

postheadericon QUEIJADINHA MINEIRA

Foto : Tecnologia de fabricação de queijo / UEG

Olá meus queridos ! Como vamos ?

  A receita de hoje é típica de minha terra, as Minas Gerais, muito embora encontro variações por todo o Brasil e sobretudo em Portugal (obviamente feitas com outros tipos de queijo visto que aqui usaremos o legítimo queijo Minas meia cura), herança esta auto-explicativa dado que a cozinha mineira é afro-indígena-européia.
  A receita foi cedida pelo meu amigo, coterrâneo e colega de profissão Renato Estefani , é rápida e deliciosa !! Valew Tuco !!

Bora lá !  QUEIJADINHA DE ASSADEIRA

INGREDIENTES :
-2 copos de açúcar cristal
-1/2 litro de leite
-4 ovos
-100 gr de queijo Minas meia cura ralado
-100gr de coco ralado
-2 colheres de sopa de farinha de trigo
-1 colher de sopa de manteiga

PREPARO :
  Bata no liquidificador o açúcar, o leite, os ovos, o queijo Minas, o coco, a farinha e a manteiga ( bata primeiro os outros ingredientes, adicione o queijo e o cocô por último para que não se diluam por completo ).
  Despeje a mistura em uma assadeira bem untada e leve ao forno pré-aquecido até dourar, cerca de 30 minutos. Desenforme frio , corte em pequenos retângulos e polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou açúcar cristal se preferir).
Pode servir em forminhas ou pratinhos individuais. Fica uma delícia acompanhado de um chá de erva cidreira !
Share/Bookmark

2 comentários:

Carla Mendes disse...

oi Joana!!
olhando essa receita , deu água na boca!! Ainda mais aqui , longe da terra....queijo ...dá muita saudade de Minas!! beijos

Joana Malta Álvares disse...

Poisé Carla, que bom que tenha gostado, não me esqueço jamais da recepção que você e sua família me fizeram aí no sul, tenho saudades também ! E aproveita e coma uma boa parrilhada por mim ! E
quantos vinhos aiaiaiaiai. Inveja boa hehehe. :)

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.