terça-feira, 18 de maio de 2010

postheadericon Receita Big Mac genèrico

BIG MAC GENÉRICO (By Dudu Jàber)

PÃO- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo- 2 tabletes de fermento fresco (30 gramas)- 2 xícaras (chá) de água- 2 colheres (chá) de sal- 1 colher (sopa) de açúcar- 2 colheres de margarina- 2 colheres de sopa de sementes de gergelimModo de preparo:Junte o fermento com o açúcar. Acrescentar a água e misturar bem. Em umrecipiente, colocar a farinha, os demais ingredientes e a mistura contendo ofermento. Sovar a massa por 5 minutos em superfície enfarinhada. Deixardescansar por 20 minutos. Dividir a massa em 24 pedaços e modelar ospãezinhos. Colocar em um tabuleiro untado e deixar crescer por,aproximadamente, 60 minutos ou até dobrar de volume. Povilhar comsementes de gergelim e levar ao forno moderado (190ºC) por,aproximadamente, 15 minutos. (no caso de fogões que não cheguem a essatemperatura, deixe por mais tempo) Eles estarão prontos quando vocêsentir um som de oco quando bater com os nós dos dedos sobre asuperfície do pão.
HAMBURGER- 800 g de carne moída- 100 g de toucinho fresco bem moído- 1 colher (sopa) de sopa de cebola em pó- 1 dente de alho amassado- 3 colheres (sopa) de semolina de trigo- 3 colheres (sopa) de soja desidratadaModo de preparar:Primeiramente hidrate a soja colocando-a de molho em 2 xícaras (chá) deágua por meia hora. Depois escorra bem e coloque em uma tigela. Junte osdemais ingredientes e misture bem. Modele a massa com a mão, deixandono formato de hambúrguer. Reserve. Frite, leve ao forno ou grelhe nachapa (se quiser, pode congelar).
PICLES DE PEPINO (se você gostar)- 1 / 3 de xícara de vinagre de cidra ou maçã- 1 colher de sopa de açúcar- 1 / 2 colher de chá de gengibre ralado- 1 pepino japonês - bem finoModo de preparar:Misture o açúcar, o vinagre e o gengibre. Mexa até o açúcar dissolver.Acrescente o pepino cortado com a casca em fatias bem finas. Deixe pelomenos duas horas na geladeira antes de servir.
MOLHO ESPECIAL- 120ml de maionese- 2 colheres de sopa de FRENSH DRESSING (o laranja) da Hellman's- 2 colheres de chá de relish doce de pepino (é isso que torna o molhoespecial...)- 1 colher de sopa de cebola bem picadinha- 1 colher de chá de vinagre de maçã- 1 colher de chá de açúcar- sal a gostoModo de preparar: Misture todos os ingredientes em uma vasilha e deixe tampado na geladeirapor aproximadamente 8 horas mexendo a cada 2 horas para os saborespoderem misturar.
RELISH DOCE DE PEPINO- 6 xícaras (chá) de pepinos bem picadinhos com a casca- 2 xícaras (chá) de pimentões verdes picados- 2 xícaras (chá) de pimentões vermelhos picados- 1 xícara (chá) de cebola bem picada- 2/3 de xícara (chá) de sal- água- vinagre branco o suficiente- 1 xícara (chá) de açúcar (opcional)- 2 colheres (sopa) de semente de mostarda- 1 colher (sopa) de semente de aipo- 2 pimentas calabresas curtidasModo de preparar:Misture os vegetais com o sal e 6 xícaras (chá) de água; reserve por 3horas. Escorra, enxágüe com água gelada por 2 vezes. Coloque o vinagre oaçúcar, a semente de mostarda, as sementes de aipo e as pimentasvermelhas picadas numa panela. Deixe ferver até que o açúcar dissolva.Ferva por 5 minutos e adicione os vegetais reservados e ferva novamente.Retire imediatamente do fogo e coloque em potes esterilizados, selando-osimediatamente. É uma receita americana. e você quiser pode fazer apenasa metade, um quarto ou até mesmo um décimo da quantidade dessareceita. É uma delicia!
MONTAGEM- fatias de queijo - alface americana picadinha- molho especial- hambúrguer- cebola picadinha- pão de hambúrguer (com gergelim)- picles de pepinoDivida o pão de hambúrguer, de modo que fiquem 3 partes, esquende umafrigideira sem óleo e de uma leve tostada nas 3 fatias (leve mesmo). Numadas partes, passe o molho especial. Depois, coloque o queijo cheddar, umhambúrguer, um pouco de cebola picada e alface. Por cima, coloque outraparte do pão e passe mais molho. Acrescente 2 fatias de picles de pepino,coloque outro hambúrguer, mais alface, mais cebola e um pouco mais demolho. Cubra com a última parte do pão e sirva.OBS: Alguns substitutos das receitas acima:Pão - Qualquer pão de hambúrguer com gergelim de boa qualidadePicles de Pepino - A venda na maioria dos mercados com um preçoaltamente em conta.Molho especial - Substitua pelo molho Thousand Island da Hellman's (masnão fica a mesma coisa...)
Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.