quinta-feira, 27 de maio de 2010

postheadericon Cupim e Picanha ao forno


Pic by Joana Malta
Cupim ao forno
Ingredientes :
-1 peça de cupim
-10 dentes de alho
-sal fino
-manteiga para pincelar
-assadeira grande
-papel alumìnio
Preparo:
Prè-aqueça o forno por 10 minutos(enquanto prepara seu cupim).
Pegue sua peça de cupim e faça 10 furos por toda a peça e introduza os dentes de alho sem casca. Tempere com sal fino e pincele com manteiga todo o seu cupim( o cupim por si sò è uma carne bem gosrdurosa e libera bastante gosrdura durante a cocçao, usamos essa manteiga para "puxar" a gordura do mesmo). Envolva toda a peça com papel alumìnio e nao deixa partes expostas para nao ressecar ou queimar.
Abaixe o fogo na temperatura mìnia ( que assimd eve se manter por todo o cozimento pois se assar em temperatura alta se queimarà por fora e ficarà com aspecto de borracha por dentro.) e asse por 2 horas aproximadamente, verificando a cocçao de quando em vez.
Este cupim da foto acompanhei com um gratim de legumes, parmesao em lascas e fritas.
Como o cupim tem um sabor forte e peculiar, indico um vinho complexo e encorpado como um Gran Reserva (Como o da Bodega del Fin del Mundo, por exemplo.).
***
Picanha Gaùcha ao Forno :
Ingredientes :
-1 peça inteira de picanha (preferencialmente as raças europèias Red Angus ou Hereford, muito mais macias que o Nelore convencional).
-1kg de sal grosso para churrasco
-1 assadeira retângular
Preparo:
Deite a picanha inteira na assadeira com a parte de gordura para cima, sobre uma fina camada de sal grosso. Jà na assadeira cubra completamente a peça com todo o sal grosso.
Leve ao forno prè-aquecido (180ºC) por aproximadamente 45 min.
Ao retirar do forno, exclua toda a capa dura de sal grosso que cobre a peça.
Fatie e sirva em seguida. Acompanha arroz branco, fritas, molho campanha, batatas fritas ou soutè, enfim farofa de bananas,salada verde,etc nòs bem sabemos com oq acompanhar nossa carne preferida...
Harmoniza com um vinho Cabernet Sauvignon.

Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.