segunda-feira, 10 de maio de 2010

postheadericon Cozinheiro almoça "Miojo"

Um textinho que adoro.....

“Sempre cuido do meu almoço, e hoje optei pelo tradicional. Rigatoni à bolonhesa, a autêntica. Não se confundem com os rigatoni com ragú, de puríssima e digníssima extração napolitana. Rigatoni à bolonhesa leva cebola, salsão, cenoura, tomate, carne batida com a faca, alecrim, sálvia, vinho tinto, caldo de carne (knorr nunca, caldo de carne mesmo). Ponho também pimenta dedo-de-moça, em lugar de pimenta do reino. É trabalho, estimulante do apetite, de uma hora. O ragú napolitano, na sua acepção mais simples, demora seis. Horas. Um naco de músculo de boi, um rosário de costeletas de leitãozinho, amarre as carnes e ponha na panela com uma montanha de cebola. Muita, muita cebola, que tem a qualidade inefável de derreter por conta própria, lenta e inexoravelmente. De fato, forma-se um creme de cebola, ao qual acrescento, de meia em meia hora, uma colher de sopa de extrato de tomate. Um amigo meu, napolitano, lança outros temperos, sálvia e alecrim aqui também, dentes de alho, salsão. A essência, porém, é a que indiquei. Disse e repito: seis horas de dedicação. Prepare na véspera. De todo modo, ao concluir o bolonhesa hodierno, tive inveja das glórias colhidas por Ferran Adriá, o melhor do mundo, segundo se assevera, e então o transformei em uma espécie de suspiro ou suflê ectoplasmático, sem exclusão dos rigatoni. Agi com diligência, com esforço técnico e mental totais. Ao cabo, aproveitei-me da proximidade da lata de lixo, almocei um sanduíche de salame.”

Texto de Mino Carta
Share/Bookmark

2 comentários:

Benedito Gosling disse...

Olá Joana,
Ainda não tive tempo suficiente para explorar todo o conteúdo do seu "blog" mas, pelo pouco que já vi, posso deixar registrado meus parabéns pela iniciativa. Em breve estarei mais presente, trocando receitas e outras coisas mais.
Sucesso nesse seu empreendimento.
Benedito

Joana Malta Álvares disse...

Benè, vc nem imagina quanto fico feliz com seu registro no Deliceria, saiba que vc aqui è VIP!! E me desculpe se de quando em vez invado sua cozinha...rs,mas sou comportada nem faço mta bagunça(¿¿ou faço??)... Adorei o 5 de maio que foi tao especial, sobretudo com sua presença cozinhando chucrute pro nosso joelho de porco que ficou tao bom!
Ps. Que dia vai usar aquele "hilo" de silicone Mara que vc tem na gaveta? Tecnologias de Benè...rs. beijao à vc, Helena e os garotos!!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.