terça-feira, 11 de maio de 2010

postheadericon Meu nome no Jornal Estado de Minas !! Ebaaa


Sò pra tirar uma ondinha e postar meus 15 minutos de fama, meu lindo e poètico nome saiu no caderno divirta-se do jornal Estado de Minas de 2 semanas atràs pela ùltima empreitada que fiz. Eu tenho apreço por este cardàpio, pois para o Nonsense Bistro que estava abrindo as portas num novo formato, criei alguns pratos meio que no escuro,sem saber direito a aceitaçao inicial do pùblico como os charmosos risotos no formato de degustaçao que pensei que nao iriam sair muito e foram simplesmente um sucesso, têm atè maior saìda que os risotos empratados....Elucido tambèm as bruschettas que sao tantas opçoes existentes mas quis colocar 3 sabores que tinham a ver com a casa e com o resto do cardàpio, que na minha preferência mediterrânea nao podiam faltar. Criei tambèm os crepes coloridos muito saudàveis para aproveitar ervas e verduras da horta do local, como a couve fresquissìma. Agradeço aos proprietàrios Ricardo Hadad e Moema Breves a oportunidade e espero que meus pratos juntamente com os que jà existiam no cardàpio continuem bombando!
Quem tiver curiosidade acesse o link :
Entao, deixo aqui uma receitinha presente no cardàpio da casa ,que pessoalmente adoro pois os crepes, panqueques e massas recheadas doces ou salgadas, frias ou quentes como entrada, prato principal, petisco,cafè,lanche ou sobremesa sao mto versàteis e estao sempre presentes na minha cozinha. Adorooo!
***Crepe verde de couve ao molho pomodoro pelatti com recheio de camarao e catupiry :
Para massa( aproximadamente 12 discos de 15cm diâmtro por 0.5cm largura(gosto bem fininho) :
1-Farinha de trigo 0000 : 100gr
2-ovos : 4 unid
3- leite : 350 ml (aproximadamente, se ficar mto grosso dilua com mais leite e muito liquido agregue mais farinha atè dar um ponto cremoso).
4- Manteiga derretida : 20 gr (pode ser substituìda por azeite mas particularmente prefiro a manteiga).
5- 1 colher de chà de fermento quimico
6- Sal e pimenta a gosto
7- Saborizante : 2 folhas de couve picadas à Chifonade sem os talos ( no caso usei couve mas o saborizante fica a critèrio. Pode ser alho, ervas, beterraba, cenoura, cacau, oq for bem colorido, saboroso e nao altere a consistència da massa.).
Modo de preparo:
bater todos os ingredientes no liquidificador atè que a massa fique cremosa . Em uma panquequeira antiaderente untar com um pouquinho de manteiga , fazer os discos de massa. empilhà-los, cobrir com papel filme atè a hora do uso. Conserva em geladeira por 2 dias.
Recheio :
1- 1 litro de molho bechamel pronto (molho branco ou creme de leite fresco)
2- 1/2 kg de camarao 7 barbas limpo, pra molho
3- 1 cebola ralada
4- 1 dente de alho triturado
5-2 tomates concassè sem pele e sementes picado brunoise.
6-salsinha picada
7- saborizante sabor camarao(caldo caseiro do proprio camarao utilizado ou knorr ou qualquer saborizante- cuidado com o sal!)
8-azeite de dendê(opcional)
9- sal e pimenta a gosto.
10- aproximadamente 100 gr de catupiry
Modo de preparo:
refogue a cebola e o alho numa mescla de azeite de dendê e azeite comum atè que dourem. Agregue o camarao e deixe cozinhar por aproximadamente 2 minutos ou atè que tomem cor. Inclua os tomates e os demais temperos. Adicione o molho branco e deixe ferver, està pronto. Caso seja creme de leite fresco deixe reduzir atè a consistência desejada. O catupiry usaremos na montagem do prato.
Molho :
O molho que usaremos serà o pomodoro pelatti jà que o recheio è de molho branco, mas poderia ser o contràrio, ou apenas um dos molhos patra recheio e cobertura, mas na minha opiniao prefiro os 2 molhos no mesmo crepe.
-1 litro de molho pomodoro caseiro ou pomodoro pelatti em lata
-folhas de manjericao fresco
-sal e pimenta a gosto.
-Aproximadamente 12 camaroes mèdios ou grandes limpos e flambados ao alho com cognac para decoraçao(eu gosto de usar o camarao cinza com o rabinho preservado pois fica mais bonito!)
-Queijo parmesao em lascas para gratinar.
Modo de preparo: junte todos os ingredientes(exceto o camarao e o queijo) em uma caçarola e leve a ebuliçao. Desligue e reserve.
Montagem :
Normalmente sirvo empratados individuais.
Em um prato com resistência a altas temperaturas coloque 2 colheres de molho pomodoro e espalhe sobre toda a superfìcie do prato. Coloque 2 colheres de sopa do recheio em cada massa, uma colher de sobremesa de catupiry em cima de cada recheio. Dobre o crepe na forma desejada, cubra-o com o molho pomodoro, salpique queijo em lascas e azeite e leve pra gratinar por aproximadamente 10 minutos ou atè que a borda do prato comece a dourar. Tire do forno e decore com o camarao flambado,folhas de manjericao, tomate cereja....E Voilàaa!
Ps. ôtimo prato pra vegetarianos que podem substituir o camarao por cogumelos, queijos,aspargos, etc....

Share/Bookmark

3 comentários:

p.j. disse...

Joana, Joaninha, Joana Malta. Conheço pouco, admiro muito. Provida de talentos conhecidos e outros certamente ainda por revelar. Sucesso pra você!

Pablo disse...

Merece demais artigos e mais artigos!!

manda muito, Chef versátil com pratos cheio de personalidade e tudo mais que faça o mais refinado ao mais tosco pirar o paladar!!!

sucessso!

Joana Malta Álvares disse...

Obrigada meus kiridos!!!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.