quinta-feira, 27 de maio de 2010

postheadericon Especial carnes

Olà amigos!

Final de semana chegando lembra churrasco !! Obaaa!
E postei neste especial sobre carnes os nomes dos principais cortes tanto para churrasco quanto para grelha, vale lembrar que neste tipo de preparaçao menos è mais, portanto quanto mais nobre o corte menos tempero se usa, è bem interessante usar apenas sal grosso(na churrasqueira) e sal fino quando grelha ou forno(lembre-se que na grelha sela-se a carne sem sal agum, e o sal costuma ser colocado na hora de virà-lo apenas sobre o lado que jà foi selado. Importante usar uma grelha com canaleta para nao acumular gordura), com excessao do frango, porco ou pescados que aceitam maior variaçao de temperos e ervas sem alterar tanto o sabor.
Uma coisa que gosto muito, ao invès de usar temperos nas carnes è colocà-los diretamente no fogo da churrasqueira ou nas brasas da grelha, tais como casca de limao ou laranja, ervas frescas e/ou secas. Dà um aroma incrìvel à carne e tambèm ao ambiente.
Importante saber muito bem a origem da carne ,procedência, validade pois sao fundamentais para um resultado satisfatòrio. E tambèm sobre as raças a serem usadas. Nada contra o tradicional Nelore, ainda mais se for bem maturado, mas ainda assim prefiro com certeza raças europèias como Red Angus, Hereford ou Charolais, todavia Angus è minha preferência.
Procure comprar a carne em uma peça sò e cortar apenas na hora de utilizar para nao haver contaminaçao ou perda de sulcos(para cortar a carne crua em postas sempre no sentido da fibra e para fatià-la depois de pronta, contrafibra.)
Para acompanhar o churrasco, alèm dos tradicionais arroz, batata, farofa e vinagrete caem muito bem as conservas(ovos de codorna, pepinos), diversdos tipos de saladas, chutneys variados(tomate, manga..), conservas tipo caponata(amooo),cogumelos recheados, variados tipos de paes e queijos e muitos mas muitos molhos alèm do vinagrete(chimichurri, mostardas, barbecue caseiro, molho rosè, de gorgonzola..Enfim criaçoes sem limites...E se quiser variar a farofa pode fazer tabule, couscous, vàrios pures....MMMMM::::Deu atè àgua na boca...
Bem , por hora faço essa pincelada bovina e mais adelante farei tambèm sobre cordeiro e outras carnes.
Um abraço e bom churrasco!!!
Share/Bookmark

2 comentários:

Uh, Lá lá! disse...

ola joana!!!
obrigada pela visita no blog!
tb estamos s eguindo vc!
se nao der p ir ao love me, marca uma visita no atelie!!!vai ser um prazer receber vc la !
bjs
uh la la

Helen Maria disse...

Amei!!!!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.