segunda-feira, 26 de julho de 2010

postheadericon Pizza !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Massa base de pizza :
Essa massa pode ser usada para pizza convencional de forno, pizza frita, calzone, tartine e atè pao sìrio se abrir a massa bem fininha .
O rendimento è para 2 pizzas de aprox. 25 cm, mas dividindo-se a massa em 4 pode-se fazer pizzas brotinho e dividindo em 8 pode-se fazer mini-pizzas.
A massa pode ser congelada lembrando-se que descongela-se em temperatura ambiente.
Para a confeccao de uma boa pizza, deve-se levar em conta tambèm que nao è sò uma boa massa que faz a diferença mas tambèm ingredientes de primeira como um bom molho pomodoro pelati e uma boa mozzarela.
Ingredientes:
-3 xic. de farinha de trigo
-50 gr de fermento biològico(fresco ou seco instantaneo tanto faz, porèm se usar o instantaneo tem-se que fazer a conversao de medida que è indicada na embalagem)
-1 colher sobremesa de sal
-1 colher sobremesa de açùcar
-3 colheres de sopa de òleo ou 2 bem cheias de manteiga(prefiro a manteiga)
-1 xìcarade àgua morna
-1 ovo(se preferir nao utilizar o ovo terà uma massa mais levinha, funciona bem tambèm)
Preparo:
-coloque em uma vasilha funda o fermento, o açucar e o sal
-acrescente o ovo e a àgua morna e misture.
-coloque a farinha de trigo amasse atè que fique bem sovada.
-sò entao adicione o òleo(ou a manteiga) e amasse mais atè que fique lisa.
-faça uma bola com a massa e divida em 2 partes
-deixe descansar em local seco por cerca de 20 minutos, a massa deverà dobrar de tamanho.
-estique a massa com a ajuda de um rolo e passe para uma forma de pizza.
-Recheie a gosto e leve pra assar, por aproximadamente 20 minutos em forno mèdio jà previamente aquecido.
Ao invès de usar uma vasilha pode-se fazer a massa diretamente em bancadas de cozinha fica atè mais fàcil de manuseà-la.
HUMMMM

Share/Bookmark

4 comentários:

Unknown disse...

Hum... Parece ser muito gostosa...Vou experimentar, depois comento....
bjo

Anônimo disse...

Já degustei dessa massa acompanhada de um bom vinho, conversas descontraidas com os amigos a nossa magnifica cheff e Benezin... E o melhor dos temperos a noite fria da Lapinha da Serra. Temos que fazer um repeteco. Parabéns pelo blog. Ps. Segue lá o do Tá Massa. tamassabar.blogspot Inté! 31/07 tem o Arraiá da Lapinha. Qué dançar batuque simbora pra Lapinha...

Joana Malta Álvares disse...

Lù, minha querida! Obrigada pela visita e depois agente bate aquele papo que combinamos!!! Beijao!

Joana Malta Álvares disse...

Tà Massa : Foi um grande prazer fazer pizzas pra vcs todavia num lugar tao màgic como è a Lapinha da Serra!!! Um grande beijo e em breve voltarei!!!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.