quarta-feira, 6 de outubro de 2010

postheadericon PAO DE QUEIJO MINEIRO


PÃO DE QUEIJO
Claro que nao podia faltar aqui uma ode ao meu lugar. Minas Gerais , sudeste brasileiro : Muita história ,arte, música , gastronomia mundialmente conhecida , cachaça (as melhores do mundo com DOC e tudo mais) , montanhas e água pura. Ah, e mulher bonita é claro....Basta olhar pra quem vos escreve....Hihihi.
Poisé, taí o mais tradicional prato da Gastronomia de Minas Gerais passo a passo , pra brincar ou quem sabe até produzir . Que trem bao , sô !!

HISTÓRIA
O pão de queijo, produto tipicamente brasileiro, surgiu em Minas Gerais provavelmente no século XVIII.
Alguns historiadores afirmam que surgiu na região do triângulo mineiro e outros na região noroeste de Minas Gerais.
Para confeccionar o pão de queijo as escravas de origem angolana aproveitavam os restos de ingredientes usados na cozinha das grandes fazendas e, acredita-se que sua receita é uma variação do biscoito de polvilho.
Os ingredientes básicos são o polvilho e o queijo, não existindo uma padronização quanto à quantidade e qualidade e os demais ingredientes usados na mistura diferem de receita para receita. Cada região e cada produtor têm uma receita diferente de pão de queijo.
Seu consumo se tornou mais popular nos últimos quinze anos quando passou a ser congelado e comercializado em padarias, mercados e supermercados. Antes disto o pão de queijo era feito nas cozinhas mineiras com as receitas de família, vendido por “quitandeiras” ou em pequenos comércios.
Segundo dados coletados na década de noventa pela FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, havia oitenta e cinco empresas registradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e cento e vinte empresas informais no estado de Minas Gerais que produziam o pão de queijo.A produção em escala industrial enfrenta problemas como a falta de padronização no processo produtivo e qualidade dos produtos utilizados o que interfere diretamente na qualidade do pão de queijo.


INGREDIENTES BÁSICOS


Os ingredientes básicos utilizados na fabricação do pão de queijo são o polvilho e o queijo. São utilizados também outros ingredientes como a água, o leite, o óleo, o ovo e o sal.

Polvilho


O polvilho é extraído da mandioca, planta originária da América do Sul. No Brasil o amido da mandioca é conhecido como fécula de mandioca ou polvilho doce ou azedo e os grânulos são arredondados ou truncados.
O amido de mandioca é formado por dois polissacarídeos que são a amilose na proporção de 18% e a amilopectina na proporção de 72%.
O polvilho doce possui acidez de 1,0(ml de solução N/100g) e é mais usado por produtores de Belo Horizonte enquanto que o polvilho azedo possui acidez de 5,0(ml de solução N/100g) e é mais usado pelos produtores do interior de Minas Gerais.O polvilho azedo é um tipo de amido enzimaticamente modificado, com características diferentes do polvilho doce, granulação típica, menos viscoso e com a temperatura de gelatinização inferior à do polvilho doce. É um produto regional de preparo artesanal e não padronizado produzido em grande escala não somente em Minas gerais, mas também em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.



Queijo


O queijo é um dos ingredientes básicos usados na fabricação do pão de queijo. Os queijos usados são o minas padrão, minas curado, mussarela e o parmesão sendo o minas curado o queijo mais utilizado, por seu sabor forte e por sua consistência dura.O queijo confere aroma, sabor, textura de miolo e é fundamental na aparência final do produto. O grande problema é a inexistência de padrão na produção do queijo que interfere na qualidade final do produto.



OUTROS INGREDIENTES

Água
A água é utilizada no escaldamento do polvilho e para dissolver os demais ingredientes. É recomendado o uso da água mole.

Leite
O leite pode ser utilizado para substituir a água ou misturada à água ou ao óleo no escaldamento do polvilho. É usado para dissolver os demais ingredientes e agregar valor nutritivo ao pão de queijo. A utilização do leite altera a consistência da massa.

Óleos


Os óleos são usados para dar sabor à massa e também pela sua ação emulsificante que inibe a retrogradação do amido.

Ovos


São usados os ovos frescos, líquidos pasteurizados e desidratados. Sua função é conferir odor, sabor, cor, melhorar a textura e a aparência, além de acrescentar valor nutritivo ao pão de queijo. Ajudam também na coagulação, emulsificação e formação de espuma.

Sal


O sal é usado como melhorador de sabor.



PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Escaldamento


Uma das partes mais importantes do processo. É quando adicionamos os líquidos quentes ao polvilho. Estes líquidos podem ser a água, o leite, o óleo ou uma combinação deles.
O escaldamento desencadeia o processo de gelatinização do amido com a absorção da água e o inchamento dos grânulos. A massa gelatinosa formada pelo escaldamento pode apresentar características diferentes dependendo da mistura usada no escaldamento.

Mistura


É a fase onde são colocados os demais ingredientes como o sal, ovMoldagem
Acontece logo após a mistura e amassamento. Hoje já existem equipamentos apropriados que padronizam o tamanho do pão de queijo.
A moldagem manual ainda é utilizada por pequenos produtores e é a maior responsável pela contaminação do produto.

Congelamento


O congelamento deve ser feito logo após a moldagem e o método utilizado deve ser o de congelamento rápido para preservar as características do produto e não interferir na qualidade final.
Após o congelamento o produto deve ser mantido a 18º C.

Assamento


O assamento deve ser feito em temperaturas entre 180 e 200º C e sem variações de temperatura. A temperatura deve ser controlada para não comprometer a textura, sabor e qualidade de miolo.
O maior problema na comercialização do pão de queijo assado é que a qualidade do produto cai rapidamente após o assamento, provavelmente pela retrogradação do amido, que interfere diretamente na textura e na vida de prateleiraos e queijo. Como não existe uma padronização, alguns produtores acrescentam o queijo no final e outros utilizam o sal na mistura do escaldamento.


Vamos fazer pao de queijo molecada!! Delicia com geléias, manteiga, queijos creme , como pao para acepipes e por aí vai..Com goiabada cascao é afffff !!


Beijos e queijos


Bibliografia:
JESUS, Cláudia Câmara. Contribuição para a caracterização físico-química e sensorial do pão de queijo. Faculdade de Farmácia – UFMG – Belo Horizonte - MG, 1997






Share/Bookmark

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá tudo bem adorei tudo que li me serviu muito. Mas tenho uma duvida e preciso da sua dica .Meu nome é Mara sou de Brasilia-Df. Estou fazendo pão de queijo pra vender em casa . Mas estou com dificuldades em acertar o ponto. A receita que tenho leva tudo que vc indicou. Mas o meu está ficando massudo e pesado por que será . O que faz o pão ficar macio e leve ? O ovo? ou será outro ingrediente ? Peço um conselho a voce humildimente , se puder me responder fico muito grata e parabéns, leio sempre seu blog. bjs

Joana Malta Álvares disse...

Mara !! Em primeiro lugar agradeço-lhe muitíssimo pela participaçao e um beijo a quase todos em brasília...rs. Olha só, demorei propositadamente a responder-te pois além dessa receita minha, conversei com pessoas de tradiçao do paoo de queijo e chegamos a uma conclusao que nao há como dizer-lhe uma resposta sem ver o porque sua massa fica assim. palpável, visao, entende? Nao posso te responder "na lata" sem ver sua cozinha ou oq acontece com sua massa. Porém posso garantir-lhe que a temperatura, umidade, tamanho dos ovos, tipo de insumos usados influenciam viementemente na situaçao. O famoso "Terroir" hehee. Mas pelo que vejo, seu interesse e aplicaçao, vc mesma chegará a seu ponto, à sua massa e logrará a melhor qualidade. me senti impotente nao podendo ajudarte na prática....Mas eu sei, vc mesma chegará lá! E por favor escreva-nos contando. Um prazer recebê-la no blog.

Anônimo disse...

pessimo...nao respondeu minha pergunta...

Joana Malta Álvares disse...

Olá sr.(a) Anônimo. Como vai, tudo bem? Bom, poderia nao ter moderado seu cordial comentário, mas fiz questao pois estou à disposiçao de responder todas as perguntas que a meu alcance assim se fazem. Nao sei do que se trata , mas se for referente à pergunta anterior, Mara de Brasília, como te disse,me dediquei a pensar em ajudarte, mas nao sei realmente os insumos que está usando e como faria pra te ajudar visto que nao vi sua massa. Como te disse realmente conversei com outros Chefs e com tradicionais pao-de-quijeiras de Minas e nenhum deles soube me responder tal questao também. Como disse você teria, vocè mesma de ir adaptando a massa até alcançar sua consistência desejada,assim nós Chefs fazemos, testando até Bingo ! Uma pena que tenha ficado tao chateada, mas realmente continuo sem resposta para sua questao. Porém posso dar uma dica, tenha mais calma e tranquilidade e nao desista, caso contrário, vá a um bom supermercado que provavelmente terao exemplares do excelente pao-de-queijo forno de Minas, melhor comprá-los nesse caso.Todavia nao te desencentivo, acho ótimo sua tentativa. Um abraço cordial !

Joana Malta Álvares disse...

Querido Sr.(a) Anônimo, achei seu comentário tao divertido que resolvi abrir uma enquete pública em meus contatos para tentarmos solucionarmos seu problema (viu como és importante?), porém a maioria de comentários e a mesma, nao há como saber onde o sr.(a) está errando sem ver sua massa, porém alertaram-me para instruir-te sobre o queijo, realmente pode ser o queijo que deve ser um DOC legítimo mineiro, queijo canastra, cura ou meia cura, sem umidade demasiada...Enfim, sucesso pra ti e continue simpática assim ! Obrigada pela participaçao !

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.