quinta-feira, 5 de agosto de 2010

postheadericon Lapinha da Serra / MG

Um dos meus refúgios prediletos é o vilareijo mineiro de Lapinha da Serra, a aproximadamente 3 hs de BH, fica próximo à Serra do Cipó, municipio de Santana do Riacho.

Sempre que posso visito esse lugar, que é repleto de cachoeiras, trilhas ,esportes radicais, belezas naturais, culinária mineira sobretudo com charme local, enfim, inenarrável.

Minha última visita foi no final de semana passado e talvez a mais especial de todas elas, pois estava tendo a festa " Arraial de lapinha " , com muita gente bonita, comidinhas e danças típicas. E claro, calor de dia e muuuuuito frio a noite, mesmo no verao.

Fomos muito bem recebidos também pela galera do restaurante " Tá massa " que além de amigos pessoais sao excelentes profissionais, lugar muito aconchegante e a cozinha deliciosa, tudo preparado pela Chef Ana e o simpático atendimento feito pelo seu filho Átila(Blog : tamassabar.blogspot.com).

Vale a pena tirar um fim-de-semana ou um feriado pra conhecer este lugar tao especial que seguramente permanecerá em sua memória por todo o sempre.
Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.