terça-feira, 24 de abril de 2012

postheadericon QUINTA DAS CEREJEIRAS - Com receita exclusiva!!!






Olá queridos amigos !!!

Eu adoro mostrar coisas novas aqui no blog e realmente essa é de babar.
  Tive a honra de ser convidada pela Quinta das Cerejeiras,situada no estado do Rio Grande do Sul, a elaborar umas receitas com seus produtos que em breve sairão em uma ótima revista (quando lançarem posto aqui pra vocês) e foi um delicioso desafio pois o produtor da Quinta, Fernando Voese , é realmente criativo e os produtos uma maravilha e eu quis mostrar que as farinhas e frutas não precisam ser usadas apenas em pães ou doces.Criei todo um menu degustação, incluindo pratos salgados como o que vou mostrar abaixo, pode acompanhar carnes(em um dos pratos uso avestruz!) utilizar nas massas em geral, de  panquequas,etc. Enfim estou encantada!!!!
   Pra vocês entenderem do que se trata : A Quinta produz maravilhosas frutas de várias qualidades, principalmente frutas vermelhas e Fernando extrai das mesmas sensacionais farinhas integrais naturais sem nenhum tipo de conservação artificial, enfim é espetacular!!!! Dentre os produtos existe a farinha de blueberry integral, a farinha de abacate integral(me parece que pra 1kg de farinha levam mais de 60 abacates!!) , a farinha de Phisalys integral, as geléias, o Blueberry em passas, fora as frutas in natura......
    Me senti realmente lisonjeada por ter recebido este convite, deliciosas amostras que tive o imenso prazer de testar e lanço aqui pra vocês, em primeira mão, uma de minhas receitas com os produtos da quinta. Para adquirir os produtos no começo do post tem o contato. Grande abraço e vamos à receita !!




RAVIOLI DE PHISALYS RECHEADO DE VITELA AO COULLI DE FRAMBOESA COM GENGIBRE E GRANA PADANO :


Para o recheio :

- 500 gr de paleta de vitelo(novilho precoce) cozida, desossada, desfiada e previamente refogada com cebola e alho cortados picadinhos.-Coe e reserve o caldo  desse preparo pois servirá para os molhos dos pratos(Caso não encontre a vitela, faça com carne seca na panela de pressão, o mesmo processo e guarde o caldo do cozimento). reserve sua carne desfiada.

Para a massa :

Para aproximadamente 4 porções

- 300gr de farinha de trigo
- 15 a 20 gr de farinha integral de Phisalys *QC( 1 colher de sopa cheia)
- 3 ovos
- 30 ml de azeite(3 colheresde sopa)

Em um recipiente misture a farinha de trigo com a farinha integral de Phisalys.
Passe as farinhas bem misturadas para uma superfície lisa onde vai ser trabalhada a pasta.
Abra uma cratera no meio da farinha e coloque os ovos e o azeite com uma pitada de sal.
Com um garfo, bata os ovos e o azeite e vá os agregando lentamente à farinha.
Amasse bem, por no mínimo 6 minutos ou mais até que a massa fique bem lisa e homogênea e vá enfarinhando a superfície de acordo com a necessidade.
Abra a massa com um rolo para massa, bem fina e corte quadradinhos iguais, pode usar um cortador especial para massa ou a parte de trás de uma faca.
Faça pequenas bolinhas com o recheio e coloque no centro de cada quadradinho.
Abra uma outra capa de massa que será a tampa do seu ravioli. Cubra os raviolis já recheados e aperte delicadamente formando pequenas almofadinhas e pressionando para não desgrudar. Corte novamente os quadradinhos e reserve.
Cozinhe a massa em bastante água fervente por aproximadamente 3 minutos. Escorra e reserve.

Para o molho(coulli) :   

- 200gr de geléia de framboesa com gengibre *QC
-200ml de caldo de vitela

Dilua a geléia no caldo de carne em fogo alto até levantar fervura. Depois que ferver reduza por aproximadamente 5 minutos. (faça esse processo enquanto a massa estiver cozinhando). Monte a massa em pequenos ramequins ou pratinhos de entrada, salpique queijo grana padano e acompanhe com torradinhas de ervas.






Share/Bookmark

4 comentários:

Anônimo disse...

Joana menina,
Você é realmente um talento! Não entendo como consegue tanta sensibilidade. Como compreendeu rapidamente o propósito da coisa e desenvolveu pratos tão fantásticos e em tão poucas horas. Talento para poucos. Parabéns!

Joana Malta Álvares disse...

Muito obrigada pelos elogios!!! Os produtos é que são maravilhosos. Não paro de inventar moda com eles! Grande abraço e obrigada pela visita!!

Receitas disse...

Mais amor para todos e direitos iguais também.

Muito bom o seu blog adorei parabéns.

Receitas

Até mais!

Joana Malta Álvares disse...

Muito obrigada pelo elogio e pela visita!Muito amor pra todos nós ! Abraços!!

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.