quarta-feira, 21 de março de 2012

postheadericon DELICINHAS MINEIRAS


 Foto: Joana Malta



Olá meus queridos navegadores gastronômicos!!! Super dicas pra hora mais feliz do dia !!

   Na semana passada fui presenteada(valew,Bené!) com deliciosos quitutes mineiros super DOCS,vindos das cidades de Diamantina,Gouveia e Paraopeba,que adoro de montão e fazia tempo que não os degustava. Tivemos direito a um  início de noite com muito uai, sô !
   Então, uma conserva de broto de bambu com broto de samambaia(ótimas pra cozinhar com costelinha de porco)e pimenta biquinho, requeijão de tacho e a" Linguiça da Bete", a mais famosa da região. 
   Acompanhei os petiscos com um  barbecue sauce bem mineiro (flambado na cachaça  orgânica Flor da Gerais e calda de doce de goiaba FG, em breve receitinha no site da FG/Vide post aqui no blog sobre a cachaça e a linha de geléias orgânicas Flor das Gerais com produção na fazenda situada na cidade de Felixlândia).
  E harmonizamos o prato de Comida de Buteco com cervejas,claro!
  Cervejas mineiras produzidas na capital Belo Horizonte, que tem se tornado um pólo cervejeiro, tanto em produção quanto pelo interesse dos mineiros pelo tema.Creio que pela qualidade da água mineira e um Terroir totalmente favorável,cada vez mais marcas de cervejas artesanais de qualidade surgem no mercado interno do estado e também vejo um crescimento de casas especializadas. Sorte nossa!
   Enfim, as cervejas que tomamos com o prato de petiscos mineiros foram da cervejaria Backer(BH), da linha 3 Lobos.



     São sensacionais e me orgulho de serem produzidas em BH.
     São elas:
 - " Bravo" que é uma cerveja escura, passada por tonel de umburana, bem alcólica e presença de café e chocolate.
- "Exterminador de Trigo" que é uma cerveja weiss bem herbácea, contém capim-limão na receita,veja você..E é minha preferida das 3.
- "Pele Permelha" que é super frutada contendo casca de laranja. Mto boa tb !


 E pra finalizar o post, queria também recomendar uma casa em Belo Horizonte,um  pub  chamado Duke N'Duke que tem o magnífico chop da casa,produzido em BH pela cervejaria Taberna do Vale, pra harmonizar o apetitoso cardápio do criativo Chef  Ronaldo.
"A Taberna do Vale desenvolveu uma técnica exclusiva de preparo com lúpulo, tornando o chopp Duke leve, com fácil degustação e sabor único. Uma cerveja de alma inglesa e suíngue brasileiro! " . Eu digo até que suíngue mineiro..Hehehe.Delícia!
 www.dukenduke.com.br
Share/Bookmark

2 comentários:

Anônimo disse...

OOOO TREM BAO SÔ!!!

Anônimo disse...

É uma pena que vc não possa me proporcionar uma delicia mineira que é muito mais suculento do essa receita.Abraços....Penso que sabe o que é....saudades.

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.