sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

postheadericon IOGURTE NATURAL CASEIRO

Foto: Joana Malta

Alow meus queridos amigos ! Espero que tenham passado um maravilhoso carnaval e pra quem sofreu um pouquinho com os excessos da data, nada melhor que uma alimentação bem leve e saudável...
   Estou fazendo iogurte natural em casa, e é tão bom ter essa maravilha fresquinha todos os dias....Não só pra tomar puro mas batido com diversas frutas, açaí, granola, fazer várias sobremesas e também pratos salgados. E é incrivelmente fácil. Faça o seu !!

INGREDIENTES :
- 1 copo de iogurte natural integral da marca Itambé(nunca tentei com outra)
-1 litro de leite integral em temperatura ambiente

PREPARO:

  O preparo do iogurte é muito simples  mas deve-se ter alguns cuidados por ser um produto caseiro.
   Basicamente é isso, mistura-se o copinho de iogurte com o leite, coloca-se em uma vasilha com tampa hermética anteriormente esterilizada e deixa a levedura láctea fermentar aquele leite em temperatura ambiente por 24 ou 48 horas até que fique cremoso e vire iogurte. Esse primeiro lote de produto eu chamo de matriz, que depois de pronto vc retira a quantidade desejada,refrigera o que for usar e refaz a mistura de 1 litro de leite para 1 copo de iogurte deixando novamente em temperatura ambiente em local protegido(tipo dentro de um forno desligado por exemplo) e assim sucessivamente.

SALUBRIDADE:

 Conversei com alguns produtores artesanais sobre o fato dessa fermentação ser feita em temperatura ambiente apesar de o produto final não passar pelo processo de pasteurização(a matriz sim feita com produtos pasteurizados o que protege ainda mais a preparação), mas isso me gerou uma grande dúvida sobre possíveis contaminações e salubridade do produto visto que assim é feito em produção artesanal e caseira.
   Alguns produtores me garantiram que fazem esse processo em temperatura ambiente a anos e nunca houveram problemas com contaminação durante a fermentação,assim como faço em casa e também nunca tive problemas. Todavia,consultei minha amiga a nutricionista Juliana Gresta que me disse que não é um método errado, a levedura fermenta bem mais rapidamente e o iogurte fica mais cremoso, porém segundo Juliana, por segurança pode-se fazer o mesmo processo mas ao invés de deixar a fermentação acontecer em temperatura ambiente,coloca-se o vasilhame da matriz na gaveta de legumes da geladeira e deixe-a por lá aproximadamente 3 dias e sempre conferindo a consistência do produto a cada 24 horas pois como é um processo natural, pode acontecer de fermentar antes do tempo. E nunca se esqueça, se for fazer em temperatura ambiente, quando o iogurte estiver pronto, antes de renovar a matriz, retire a quantidade desejada e refrigere em geladeira.
   Abaixo mais receitinhas deliciosas com iogurte natural . Beijo grande e até a próxima!
Share/Bookmark

0 comentários:

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.