terça-feira, 26 de julho de 2011

postheadericon XIV FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES

 Ôpa ! O momento mais esperado do ano !


   Do dia 19 a 28 de agosto de 2011 acontece o XIV FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES 2011, com muitas atrações musicais (entre as quais Ed Motta e Céu), festins(com a participação de Alex Atala), palestras, degustações, shows e menus especiais nos restaurantes oficiais do festival.
   O tema do ano passado foi muito interessante pois era sobre mulheres na cozinha e tive o prazer de participar da brigada de cozinha do restaurante oficial Theatro da Villa, dos irmãos Carlos Eduardo Oliveira e Carlos Fernando Oliveira (www.theatrodavilla.com.br) porém esse ano o tema mais me interessa pois se trata de novos talentos. É  "A NOVA GERAÇÃO ", destacando jovens de vários estados brasileiros e a seleção foi feita em São Paulo  no restaurante " Dalva e Dito " de Alex Atala que também é uma das atrações dos festins do festival ( Os ingressos para os festins já estão à venda, fiquem de olho !).
   Esse ano cá estou novamente com muito gosto, como cozinheira 1 no Theatro da Villa que trará um menu fechado surpresa que está divino, faça já sua reserva pois nossos lugares estão no fim !
  Para uma boa estada recomendo a pousada Villa Alferes (www.villaalferes.com.br) e maiores informações acesse  www.culturaegastronomia.com.br  , aguardamos a visita e o deleite de todos vocês !

Beijos e queijos
Share/Bookmark
terça-feira, 5 de julho de 2011

postheadericon QUEIJADINHA MINEIRA

Foto : Tecnologia de fabricação de queijo / UEG

Olá meus queridos ! Como vamos ?

  A receita de hoje é típica de minha terra, as Minas Gerais, muito embora encontro variações por todo o Brasil e sobretudo em Portugal (obviamente feitas com outros tipos de queijo visto que aqui usaremos o legítimo queijo Minas meia cura), herança esta auto-explicativa dado que a cozinha mineira é afro-indígena-européia.
  A receita foi cedida pelo meu amigo, coterrâneo e colega de profissão Renato Estefani , é rápida e deliciosa !! Valew Tuco !!

Bora lá !  QUEIJADINHA DE ASSADEIRA

INGREDIENTES :
-2 copos de açúcar cristal
-1/2 litro de leite
-4 ovos
-100 gr de queijo Minas meia cura ralado
-100gr de coco ralado
-2 colheres de sopa de farinha de trigo
-1 colher de sopa de manteiga

PREPARO :
  Bata no liquidificador o açúcar, o leite, os ovos, o queijo Minas, o coco, a farinha e a manteiga ( bata primeiro os outros ingredientes, adicione o queijo e o cocô por último para que não se diluam por completo ).
  Despeje a mistura em uma assadeira bem untada e leve ao forno pré-aquecido até dourar, cerca de 30 minutos. Desenforme frio , corte em pequenos retângulos e polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou açúcar cristal se preferir).
Pode servir em forminhas ou pratinhos individuais. Fica uma delícia acompanhado de um chá de erva cidreira !
Share/Bookmark

postheadericon Bom Dia !

A CASINHA E A CHAMINÉ , IMAGINA O SABOR DO CAFÉ !!!

Segredinho da " roça " :

- 1 xícara grande de café forte e adoçado ;
- 1 colher de chá bem cheia de farinha de milho em flocos ;
- 1 fatia grossa de queijo Minas frescal cortada em cubinhos .

Adicione todos os ingredientes dentro do café bem quente, mexa e está pronto !
Share/Bookmark
domingo, 3 de julho de 2011

postheadericon O SAL DA TERRA

Fotos : Joana Malta



Olá pessoas ! Antes de mais nada uma boa semana a todos , cheia de comidinhas deliciosas !


    Bom, os hipertensos que me desculpem , mas sal é fundamental....Brincadeirinha ! Sabemos todos que devemos moderar a quantidade diária ingerida de Cloreto de Sódio (NaCl ) que muitas vezes vem 'escondido' em alguns alimentos e acabamos não prestando a devida atenção às tabelas nutricionais das embalagens e sem cautela esbarramos assim em muitos problemas desde simples retenção de líquidos que incomoda principalmente às mulheres , até problemas de cunho mais grave como a hipertensão , por exemplo.
   Mas hoje iremos falar de sais especiais, para serem usados em pratos e ocasiões também especiais. Não são iguarias para o trivial , mas sim pra dar uma cara sofisticada a seu prato gourmet !
   Bom, são incontáveis os tipos de sal , entre eles os sais não refinados , seja  marinho ou de mina , que são mais puros, mais naturais e vem em várias formas, como sal grosso, sal em vários tipos de cristais , a flor de sal que é uma espécie de coalho de sal recolhida na parte superior das salinas, onde se aglomeram esses delicados cristais e recomendo que as utilizem com o alimento já pronto pois dá muito sabor ao mesmo ! Mas pode ser usada em marinadas, drinks, saladas e muito mais. No restaurante onde trabalho ( www.theatrodavilla.com.br ) entrei em contato com alguns sais também muito interessantes, como o sal rosa do Himalaia ( que já é encontrado no Brasil ) e vai muito bem com pescados, frutos do mar , legumes, risotos, massas como focaccia ... O sal negro (explosivos cristaisde sal com carvão ativado na composição) vindo da Andaluzia que vai demais com queijos e carnes e os potinhos de sal saborizados  vindos da linda loja ' Mundo de Anna ' (www.mundodeanna.com.br ) que são finíssimos floquinhos de sal , saborizados na forma pirâmidal . Muito interessante, delicado, delicioso e elegantérrimo isso !

Bom mas pra quem não tem tempo ou tempo ( $ ) de adquirir essas preciosas iguarias em lojas, também pode fazer a sua ! Abaixo darei umas dicas de como preparar o seu sal saborizado que pode ser usado tanto em suas receitas ( moderadamente ) como na decoração dos pratos na hora de servi-los !

Para o sal saborizado :
INGREDIENTES :
Flor de sal :
- 25 gramas de flor de sal
- 5 gramas de saborizante ( use sempre uma especiaria,erva,tempero, pimenta ou alga na forma desidratada (seca), de preferência em pó ou triturada.
- coloque a flor de sal e um saborizante num recipiente e misture delicadamente . Coloque em um moedor próprio pra sal e desfrute. Caso queira usar na decoração não moa sua flor de sal. Coloque em pequenos vidrinhos esterilizados, etiquete-as e guarde em local seco e ventilado .
Sal grosso :
-25 gramas de sal grosso de boa qualidade ( ou qualquer tipo de sal não refinado )
-5 a 10 gramas de saborizante ( sempre desidratado )
- coloque, em um socador de alho o sal grosso e o saborizante. Triture até atingir a consitência desejada. Após feito isso pode-se também colocar o sal em um moedor específico para sair ainda mais fino, mas caso vá utilizá-lo para decoração ou para marinada de carnes ou até mesmo churrasco, não moa o sal, apenas passe pelo socador .

Y buen provecho !
Share/Bookmark

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.