sábado, 27 de novembro de 2010

postheadericon Molho de verao I


Olá caríssimos ! Verao chegando bora pra praia !!


Entao essa receita é uma vinagreta diferente que acompanha perfeitamente peixes, mariscos e frutos do mar em geral. Na foto acima eu fiz lagostas na manteiga com alho torrado, vinagreta de maracujá e pao Pita feito na hora.


Vinagreta de Maracujá



-3 maracujás inteiros

-1/2 copo de suco concentrado de maracujá(sem açúcar)

-1 cebola picadinha

-Coentro picado a gosto(se preferir substitua por salsinha mas com coentro fica especial)

-1 limao siciliano

-100ml de azeite
-50 ml de vinagre

-sal e pimenta a gosto

-água gelada pra completar


Em um recipiente junte o maracujá(com sementes e tudo), o suco concentrado,o suco do limao siciliano, a cebola, o coentro, o vinagre, o sal e a pimenta. Regue com azeite e mescle bem para que a polpa do maracujá se solte totalmente . Vá completando com água gelada até atingir a consistência desejada. Deixe em geladeira coberto com um filme plástico até a hora de servir. Boa praia.

Share/Bookmark

postheadericon Errata do post CORTE BOVINO (mês de maio)

Blog é uma coisa legal porque é como uma revista eletrônica, as matérias(posts) específicas atraem vários tipos de leitores. E eu particularmente fico feliz pois recebo e-mails esporádicos nao só do Brasil como de várias partes do mundo.
Recebi um e-mail do meus queridos leitores Guillermo, de Porto Rico, Mauro e Enrique de México , alertando-me para um erro no post CORTE BOVINO onde digo que " Fraldinha" é o correspondente no Brasil do "Vacío" e realmente é um equívoco pois o Vacío aqui no Brasil simplesmente se chama Vazio e fica um pouco abaixo da Fraldinha, porém estao bem próximos. Mas o Vazio é ainda mais macio.
E Guillermo, quanto ao Prime Rib e ao Corned Beef Brisquette ( Também os plátanos verdes, o Blue cheese dressing e o Doritos Dippas ), vocè eencontra facilmente em grandes cidades como Sao paulo, Rio de Janeiro ou aqui em Belo Horizonte. Enfim, onde existam casas especializadas. Aí em Camboriu tente em alguma Delikatessen ou boutique de carnes especializada ou nas maiores cidades próximas, se permanecer algum tempo no Brasil, tente por encomenda em Florianópolis ou no estado do RS. Obrigada aos 3 pela participaçao, vocês têm um ótimo português.
Share/Bookmark
sexta-feira, 26 de novembro de 2010

postheadericon Multicolor


Uláláaa ! nada mais gostoso que calor e frutas !!!

Uma dica legal é a salada de frutas com farofa de pimenta para sobremesa, lanche ou café da manha que vc faz com as frutas da estaçao ou as suas preferidas ( eu adoro com kiwi, morango, banana, carambola, laranja, manga, cereja fresca....A escolha é sua! ).

Farofa de pimenta(para 500 gr de salada) :

-50 grs de açúcar cristal
-1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha

-Preparo : Junte o açúcar e a pimenta num socador de alho e amasse bem até que o açúcar tome uma coloraçao rosada. Salpique sobre a salada e pronto !

Abaixo listarei algumas frutas, sua safra e propriedades ( Ai que rico é esse Brasil !!) :


-Abacaxi: Vitamina C, Cálcio, Ferro e Fósforo e celulose. Safra:dezembro a fevereiro.
-Abacate: Gorduras, proteínas e Fósforo. Calorias: 162 em 100g. Safra: fevereiro a agosto. Ameixa: Vitaminas do Complexo B e Fósforo. Safra:dezembro a fevereiro
-Banana: Vitaminas do Complexo B e vitamina C. É alcalina. Safra: janeiro a julho.
-Caju: Rico em Vitamina C e Niacina, além de ferro. Safra: janeiro e fevereiro.
-Caqui: Vitamina A, B1 e B2. É rico em fibras. Safra:fevereiro a abril.
-Coco: Fibras, sais minerais e Cloro. Safra: janeiro a julho.
-Figo: Rico em açúcar, Potássio, Cálcio e Fósforo. Calorias:62 em 100g. Safra: janeiro a abril. Goiaba: Vitamina C, Vitaminas A e B1, Cálcio, Fósforo e Ferro. Safra:janeiro a maio.
-Jabuticaba: Vitaminas C, B2 e B5 , Cálcio, Ferro e Fósforo. Safra:agosto a novembro.
-Jaca: Rica em fibras, Cálcio, Fósforo e Ferro, Vitaminas B2 e B5 (Niacina). Safra: janeiro a junho.
-Laranja: Vitamina C. Tem Cálcio, Fósforo e Ferro. Safra:março a setembro e janeiro.
-Limão: Alto teor de vitamina C e sais minerais. Safra: janeiro a julho.
-Maçã: Vitaminas B1, B2 e Niacina, Ferro e Fósforo. Calorias: 58 em100g. Safra:janeiro a abril. Mamão: Rico em sais minerais, Vitamina A e Vitamina C, além de Papaina. Calorias:32 em 100g. Safra:abril a julho.
-Manga:Vitaminas A, C e vitaminas do Complexo B, Cálcio e Fósforo. Safra:de novembro a janeiro.
-Maracujá: Vitaminas C, B2 e B5, Ferro, Cálcio e Fósforo. Rico em celulose. Safra: janeiro a julho.
-Melancia: Tem propriedades diuréticas. Safra:novembro a junho.
-Melão:Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas A e C. Safra: dezembro a março e julho a setembro.
-Morango: Vitaminas C e B5, e Ferro. Safra: julho a novembro.
-Nêspera:Rica em fibras, Cálcio, Fósforo, Ferro. Safra: setembro e outubro.
-Pêra: Vitaminas B1, B2 e Niacina Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo. É rica em fibras.Safra: janeiro.
-Pêssego: Rico em fibras.Vitamina B5 e ferro. Safra: novembro a janeiro.
-Tangerina: Vitaminas A, B e C, Potássio, Fósforo, Sódio e Ferro.Safra:abril a setembro.
-Uva: Rica em carboidratos. Pouca vitamina C e do Complexo B. Safra: janeiro a março

Fonte:EMBRAPA
Share/Bookmark

postheadericon Banquete de Platao


Filosofando na cozinha



O carneiro era peça chave na literatura platônica e sempre aparecia nos banquetes. Tentarei reproduzir aqui, claro que com adaptaçoes contemporâneas uma receita interessante que por sua vez cai muito bem em festejos natalinos.




Carneiro com vinho e mel


-Lombo de carneiro (com osso)- Aprox. 600 gr
-suco de laranja
-suco de limão(a mesma quantidade do suco de laranja)
-raspas de casca de laranja
-1 garrafa de vinho tinto seco
- cebola e alho
- sal e pimenta do reino a gosto
- Lascas de gengibre pra decorar
-Hortela para decorar



Modo de preparo:

De véspera deixe o carneiro marinando em uma vinha d’alhos com sal, pimenta, o vinho, a cebola picada e o alho picado.Misture o restante dos ingredientes e deixe em cima do fogão(que estará com o forno ligado) para que o mel derreta.
Coloque o carneiro pra assar por aproximadamente 40 minutos coberto com papel alumínio e vá regando com o líquido que se forma ao longo desse período.Retire o papel alumínio e acrescente a mistura de mel. Vá besuntando sempre até que seu carneiro esteja bem dourado.Retire do forno e coloque em uma travessa, regue com o molho final que se formou durante o processo(coado anteriormente). Decore com hortelã e gengibre fresca.Em relação ás quantidades, a marinada deve ser farta e o restante do molho deve dar pra besuntar bem a peça toda.
Aproveite pra recitar alguma passagem platônica enquanto serve seus convidados!!!



Share/Bookmark

postheadericon Bacalhau com quiabo


BACALHAU COM QUIABO

Ahaza!!!!!!!!!!Receita super diferente para sua Páscoa!!!



Eu tenho por essa receita um carinho especial pois a história é sobre meu saudoso pai Dr. Ricardo.

Certa vez eu perguntei pra ele:
- Pai, qual é seu prato preferido? Ele respondeu sem pestanejar :
- Bacalhau com quiabo!

   Eis que dei uma risada pois essa fusão me pareceu inicialmente estranha já que o bacalhau tem tantas maneiras de se preparar e com quiabo realmente não me pareceu muito apetitoso pois eu não tinha conhecimento da receita e....Não me pareceu mto apetitoso.
   Ele me disse que é uma receita indígena antiqüíssima e que já havia experimentado uma versão desse bacalhau na cidade de Diamantina (Minas Gerais), que é uma cidade histórica, antiga. Achei meio estranho ser indígena, pois como os índios tinham bacalhau? Imagino que seja outro peixe de rio -já que essa receita é mineira -, por eles mesmos salgado...Todavia acho que tem muito dedo português nisso daí, e sabedo-se que o quiabo veio da áfrica ....Poisé a cozinha mineira é afro-indígena-européia .
   Na semana santa do ano de 2006, receberia,a pedido de papai a testar meus dotes, em minha casa aproximadamente 30 amigos(aqui no nosso pequeno ap não cabem 30 pessoas, mas nesse dia,magicamente ficamos os 30,mto a vontade...Digo,os 29. Eu, preocupadíiisiima) de meu pai pra almoçar-dentre eles um dono de restaurante português-e pedi pro meu pai e sua namorada a Regina que escolhessem o prato principal e é claro, eles,anteriormente me encomendaram-me bacalhau com quiabo. Nada mais justo em uma semana santa, não é mesmo? Mas como eu nunca havia feito o prato, criei a minha receita que é muito simples e fácil .
     Claro que por via das dúvidas fiz um bacalhau tradicional Gomes de Sá junto com o pedido de papai, para que meus convidados que nunca ouviram falar dessa nova (antiqüíssima) tendência não repugnassem meu carinhoso almoço pois eu nao havia testado a receita anteriormente.
     Adivinhem qual foi o resultado?
Para minha surpresa e de todos os presentes o bacalhau com quiabo é uma combinação perfeita e ganhou quase que por unanimidade do tradicional .
Inclusive se alguém souber a origem certa dessa fabulosa receita e puder me enviar eu ficarei de coração agradecida. Saudade desse cabra que tanto me ensinou !

PS. Não precisa nem me perguntar qual será minha ceia-e-ou-almoço de Páscoa,néhhhhhhhhhhhhh.

Vai lá cai matando na bacalhoada !!!

Para 2 pessoas(calcula aí o número de candidatos eheehe):

- 400 g de lombo de bacalhau Cod Imperial ou bacalhau Porto
- Muito azeite( de preferência português)
- 1 limão
- 2 dentes de alho cortado em lascas
- 1 cebola branca grande cortada em brunoise(cubinhos) ou em plumas caso nenhum convidado se incomode*sempre tem um que não gosta de cebola, pimenta..Imagina quiabo!!!!!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKK
- 200 g de quiabo(lavado e bemmmm seco pois é a água que faz "babar")
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

· O dessalgue do bacalhau deve ser feito na véspera. Coloque-o em um recipiente com água filtrada até cobri-lo por inteiro dentro da geladeira por 12 horas e troque essa água de 3 a 4,6,8(...Depende da qualidade do seu insumo ) vezes durante esse período.
· Depois de dessalgado,coe a água e desfaça-o em lascas(nesse caso, é um bacalhau de boa qualidade,então não existe "desfiá-lo" e sim lasqueá-lo com as mãos mesmo, em pedaços grosseiros: mantendo a suculência).
· O segundo passo é lavar bem o quiabo e secar bastante pois não pode ter resíduo de água, pois a umidade ajuda a soltar a substancia que vira a famosa “baba”. Corte-os ao meio no sentido horizontal e retire as sementes de apenas um dos lados, faça isso com todo o quiabo, pois a intenção é fazê-lo sem “babar”, pode usar limão na hora de refogá-lo ou usar aquele método que sua vó lhe ensinou pra tirar a baba do quiabo....Mas oq realmente importa é que esteja bem seco antes de cortá-los.· Numa caçarola coloque cerca de 100 ml de azeite, junte as lascas de alho e a cebola até que dourem . Junte o quiabo. Adicione o suco de meio limão, e não mexa muito para que não solte a baba. Agregue o bacalhau lasqueado e acrescente sal a gosto e pimenta do reino, mescle delicadamente,Pronto!
    Acompanhe com um arrozinho delícia de amêndoas, batatas coradas na manteiga e uma saladinha mix de folhas sem mais. Lembre-se que sua estrela é o bacalhau!
AAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUU

Vinho:

   Existe uma infinidade de opiniões sobre qual vinho se toma com bacalhau. Na minha singela opinião bacalhau se toma com vinho tinto, pois seu sabor é acentuado e de preferência um bom vinho português da região do Alentejo que tem bom corpo, são rústicos e honestos. Agora ,se optar por um vinho branco, escolha uma uva de mais presença, como a Chardonnay(que,assalto: na minha língua parece mais amanteigado e com toques amendoados além de frutas pêssego e pêras maduras.....Posso estar viajando kk), pois o prato tem sabor acentuado.
   PERAÍ!!! DE BOA !! ESSE PRATO MERECE UMA BOA TALAGADA DE CACHAÇA MINEIRA.
E bom apetite!
Share/Bookmark
quarta-feira, 3 de novembro de 2010

postheadericon Omeletes da Dilma



Olá queridos ! Claro que num momento como esse nao podia deixar de citar nossa presidente eleita, senhora Dilma Roussef , por sua vez minha coterrânea mineira .

Ontem nos poucos momentos em que assisto tv, estava lá, Dilma ao lado de Luciana Gimenez, fazendo uma receita de omeletes (prato de origem francesa, que segundo a Presidente, salvou suas refeiçoes em muitos momentos de sua vida).

Bom, nao preciso nem comentar que no mínimo estava hilário isso, Dilma e Gimenez, na cozinha. Enfim, a coisa já começou estranha pelo fato de ser omelete, que é um prato que pode dar certo mas tem 50% de chances de virarem ovos mexidos caso nao tiver uma boa base e uma BOA PANELA ANTIADERENTE. Que nao era o caso, elas manejavam uma frigideira em aço inox. E nao deu outra : elas desistiram, virou ovo mexido e Dilma com muita elegância o empratou , finalizando com salsinha batida. Hahahaha, passei malllllllllllll. Mas claro, valeu a tentativa , porém programa de tv, talvez um miojo fosse mais eficaz nesse momento.


Entao aproveito e deixo uma receitinha do meu omelete, mas nao se esqueça da panela antiaderente, táaaa ?!



Omeletes Merken


Ingredientes: Para 2 unidades grandes


(para a base)

4 ovos inteiros

2 colheres de sopa de maionese(faz a omelete ficar bem fofinha)

Merken a gosto (condimento chileno da regiao de Araucanía , da tradiçao Machupe - É como um pimentao seco , adocicado e picante,combina mto bem com ovos e carnes- se nao encontrar pode utilizar pimenta calabresa)

1 colher de sopa de parmesao ralado

1 colher de sobremesa de salsinha batida

sal a gosto


(para o refogado)

2 colheres sopa de azeite extra-virgem

1 talo de salsao picado

10 tomatinhos cereja cortados ao meio

1/2 cebola picada

2 colheres sopa de requeijao cremoso

folhas de manjericao(opcional)

sal a gosto(nao use pimenta poia a base já tem Merken ou calabresa).


Preparo :


1)Em uma caçarola faça o refogado . Adicione o azeite refogue a cebola, o salsao e o tomatinho , tempere com sal e reserve.

2) Em um recipiente bata a massa base de ovos(todos os ingredientes) até que fique bem homogênea . Para facilitar use um fuet ou 2 garfos.

3)Aqueça uma frigideira antiaderente e ligeiramente unte-a com manteiga. Despeje metade da massa base e aguarde tomar a forma de sua omelete.

4)Quando a omelete estiver quase finalizada na frigideira, coloque metade do refogado em cima da omelete(que já deve estar totalmente desprendida da panela) deixando uma borda livre para dobrá-la. Por cima do refogado coloque 1 colher de requeijao e folhas de manjericao.

5) Dobre a omelete, faça uma ligeira pressao com cuidado para nao escaparem os ingredientes internos, aguarde 1 minuto e com cuidado transfira a omelete para a travessa de servir. Lave a frigideira e dê início à próxima omelete e assim sucessivamente. Caso as primeiras fiquem frias, coloque o refratário com todas juntas no microondas ou forno, por alguns minutinhos até que retome a temperatura.



Share/Bookmark

postheadericon 3º Concurso Gastronômico UNA PIZZA SURpreendente



Olá amigos, quem mora em BH deve conhecer a Pizza Sur , com seus simpáticos proprietários o argentino Gustavo e sua mulher, a Belorizontina Beatriz. A pizzaria funciona em 3 endereços na regiao sul de BH e de quebra tem uma carta de vinhos interessante.

A casa está promovendo o terceiro concurso de pizzas, onde as 3 melhores pizzas salgadas e a melhor doce irao ganhar um bônus de 500 reais para gastar na casa. E a receita permanecerá no cardápio por 6 meses.

Eu já enviei a minha !!!

ENVIE SUA RECEITA ATÉ O DIA 5/11 . Saiba mais sobre o regulamento : una.br


Ou envie sua receita para : pizzasurpreendente@una.br


E se ganhar, me convide pra degustar heinn !!



Share/Bookmark

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.