terça-feira, 27 de julho de 2010

postheadericon XIII Festival de cultura e gastronomia de Tiradentes/MG

INFO : +55xx 31-30291688 ou estacaoturismo.com.br


Share/Bookmark

postheadericon BH TODA JAZZ

Amanha (dia 28/07) se dà inìcio na cidade de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais o incrìvel movimento "Savassi jazz festival" que vem crescendo cada vez mais e alèm de ser um divino festival de boa mùsica, se torna um grande ponto de encontro em teatros, casas noturnas, ruas e shoppings da cidade De 28 de julho a 1 de setembro. E concomitante a ele acontece o outro festivel de jazz o " I love jazz" com inìcio no dia 30 de julho que ocorrerà na Praça do Papa(BH-MG) durante o final de semana. Os pagodeiros que me perdoem mas BH è puro jazz !!
Programaçao: http://www.savassifestival.com.br/
www.ilovejazz.com.br
Share/Bookmark

postheadericon Cave Geisse


Hà quem diga que sò toma espumante pra comemorar...Mas acho justo de vez em quando comemoramos a pròpria existência...Nao è mesmo?
Entao, com comemoraçoes ou com um belo prato a dica da vez è meu espumante preferido. Primeiro por que è brasileiro, segundo pq realmente è incrìvel. CAVE GEISSE nature terroir.
A linha de espumantes Cave Geisse è pertencente a vinìcula Amadeu, que possui vinhos honestos porèm espumantes indescentes!!!!! E ainda, repito : ainda nao sao caros.
A paixao por este espumante veio a muitos anos atràs por um chileno, precussor da famìlia Geisse que foi considerado um louco por querer plantar uvas para espumantes, como Chardonnay e Pinot Noir no Brasil...A mais de 30 anos atràs...Enfim essa "loucura" todos esses anos depois, resultou-se na linha de espumantes mais premiada da amèrica latina segundo revistas francesas especializadas, isto porque em poucos hectares eles conseguiram atingir um microclima para um terroir muito parecido à regiao de Champagne na França. Situa-se na Serra Gaùcha, Bento Gonçalves.
Eu tive a oportunidade de conhecer os filhos do Geisse tutor, hoje os administradores da vinìcula, Inàcio e Daniel Geisse, em uma degustaçao da linha Cave Geisse na cidade mineira de Belo Horizonte e assim nasceu minha apreciaçao por este espumante.
Meu preferido è o Cave Geisse Nature Terroir, um pouco complexo para alguns pratos ou para festas com pùblico eclètico( neste caso recomendo o Cave Geisse Brut), apesar de que, toda a linha merece ser degustada.
Conheça melhor: www.amadeu.com.br
Voilàaaaaaa !!!!

Share/Bookmark
segunda-feira, 26 de julho de 2010

postheadericon KENK GÜENTA !!!!!



Crianças, tudo bom?
Adoro navegar por aì em sites alheios principalmente quando se trata de arte e tendências e viajando por um site de moda que adoro, o "Ameixa Japonesa", dei de cara com esses fofìssimos cupcakes de grife e de rock'n'roll!!! Juro que tentarei reproduzir!!! Sao lindos, nao?
Sò nao encontrei onde foram confeccionados para poder postar os crèditos. Enfim, taì a idèia.
Beijokas carameladas!

Share/Bookmark

postheadericon Pizza !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Massa base de pizza :
Essa massa pode ser usada para pizza convencional de forno, pizza frita, calzone, tartine e atè pao sìrio se abrir a massa bem fininha .
O rendimento è para 2 pizzas de aprox. 25 cm, mas dividindo-se a massa em 4 pode-se fazer pizzas brotinho e dividindo em 8 pode-se fazer mini-pizzas.
A massa pode ser congelada lembrando-se que descongela-se em temperatura ambiente.
Para a confeccao de uma boa pizza, deve-se levar em conta tambèm que nao è sò uma boa massa que faz a diferença mas tambèm ingredientes de primeira como um bom molho pomodoro pelati e uma boa mozzarela.
Ingredientes:
-3 xic. de farinha de trigo
-50 gr de fermento biològico(fresco ou seco instantaneo tanto faz, porèm se usar o instantaneo tem-se que fazer a conversao de medida que è indicada na embalagem)
-1 colher sobremesa de sal
-1 colher sobremesa de açùcar
-3 colheres de sopa de òleo ou 2 bem cheias de manteiga(prefiro a manteiga)
-1 xìcarade àgua morna
-1 ovo(se preferir nao utilizar o ovo terà uma massa mais levinha, funciona bem tambèm)
Preparo:
-coloque em uma vasilha funda o fermento, o açucar e o sal
-acrescente o ovo e a àgua morna e misture.
-coloque a farinha de trigo amasse atè que fique bem sovada.
-sò entao adicione o òleo(ou a manteiga) e amasse mais atè que fique lisa.
-faça uma bola com a massa e divida em 2 partes
-deixe descansar em local seco por cerca de 20 minutos, a massa deverà dobrar de tamanho.
-estique a massa com a ajuda de um rolo e passe para uma forma de pizza.
-Recheie a gosto e leve pra assar, por aproximadamente 20 minutos em forno mèdio jà previamente aquecido.
Ao invès de usar uma vasilha pode-se fazer a massa diretamente em bancadas de cozinha fica atè mais fàcil de manuseà-la.
HUMMMM

Share/Bookmark

postheadericon O Passo Pizza Jazz / Ouro Preto , M.G. - Brasil







































Fotos por Joana Malta
Nao posso deixar de postar no blog sobre essa magnìfica casa italiana, que tive o prazer de fazer parte da brigada de cozinha e sem dùvidas foi o restaurante onde mais gostei de trabalhar, tanto pela convivência com a "famìlia" O Passo, tanto pela organizaçao, logìstica e respeito incrìveis pelos clientes e funcionàrios.
O Passo Pizza Jazz è uma casa italiana, situada na cidade històrica de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais no Brasil, a 60 km da capital mineira Belo Horizonte e seu cardàpio è composto por mais de 40 sabores de pizzas, muitos pratos de massas, tartines maravilhosos feitos com massa de pizza, petiscos, saladas e sobremesas. Tradicionais italianos mas com um toque mineiro. Conta tambèm com uma maravilhosa adega a preços promocionais.
A casa pertence à famìlia Tropia, famìlia italiana tradicional em Ouro Preto e a cozinha é chefiada pelo jovem e competente Chef Charles Cristiano (que me ensinou muito do que sei) e por Dècio "vovô" comandando as pizzas.
Aos finais de semana acontecem shows de jazz e intervençoes teatrais e durante a semana uma excelente mùsica ambiente. Fica aberta todos os dias(sò fecha no natal), de 11 da manha atè o ùltimo cliente.
Nos pròximos posts darei uma receita de massa base de pizza para que vc tenha vàrias possibilidades de criaçao!!
Telefone de contato O passo Pizza Jazz: 55xx31-35523716
E agora vamos comer!!!








Share/Bookmark
sexta-feira, 23 de julho de 2010

postheadericon Formiguinhas


Bom, reclamaram-me que andava faltando docinhos no blog e de certo que tinham razao.

Entao toda vez que for postar uma receita de doce colocarei-a na sessao "formiguinhas".

Nao posso vir aqui falar de doces sem citar 2 pessoas de extrema importância nesta etapa de desmistificaçao da confeitaria na minha cabeça. Sao eles : Stephanie Calderaro, colega de confeitaria e eterna amiga e Ariel Lettieri , nosso professor de confeitaria. Tive o prazer de conviver com Stephanie e tb ter as aulas com Ariel( Hoje ambos em Paris, Stephanie pesquisando e Ariel confeitando muito no Lenôtre Paris).


A famìlia de Stephanie tambèm è pioneira na àrea no estado do Paranà, na cidade de Londrina com a charmosìssima confeitaria " Mister Cuca"(http://www.mistercuca.com.br/) e de quebra ainda tem um site mto bacana http://www.stephaniecalderaro.com.br/ . Aprendi bastante com eles, estamos linkados e espero sempre colaboraçoes para o blog nessa sessao para quem è assumidamente uma formiguinha!


Share/Bookmark

postheadericon Formiguinhas 2 : Pastry Planet

Aproveitando o gancho dos doces nao poderia deixar de citar essa colega chilena, que estudou comigo na Argentina. Chef Rischmaui , vulgo Sohad nao è apenas uma confeiteira mas uma designer dos doces, realmente è impressionante oque essa moça faz em cima de seus bolos, doces, cupcakes....
Quem estiver a passeio por Santiago tem por obrigaçao conhecer a Pastry Planet com seu incrìvel repertòrio desde festas infantis atè bolinhos curiosamente picantes para despedidas de solteiro...Parabèns Sohad! Felicitaciones por la maravillosa tienda!

Pastry Planet : Av. 11 de septiembre, 2206 #6 providencia, Santiago, Chile.
Share/Bookmark

postheadericon Pra quem estiver no Rio Grande TCHÊ

FINAL DE SEMANA DEGUSTANDO VINHOS NA PRINCIPAL REGIÃO VINÍCOLA DO BRASIL – SERRA GAÚCHA 30 DE JULHO A 01º DE AGOSTO
Degustação dos melhores vinhos, bate papo com enólogos, refeições enogastronomicas.


INFORMAÇÕES E RESERVAS:turismo@terrabela. com.br
54-3292-1461 TERRABELA - 10 anos de enoturismo
Share/Bookmark

postheadericon Brasil 2014


Carìssimos, nao tenho muitas consideraçoes a fazer sobre esta copa de 2010 a nao ser esperar por melhores condiçoes em 2014.
Deixo abaixo uma saborosa homenagem aos campeoes.
Sem mais,

Joana Malta

Share/Bookmark

postheadericon Paella

Pic by Joana Malta
Para a execuçao deste maravilhoso prato espanhol recomenda-se o uso de uma paellera(frigideira funda com 2 alças), wok (frigideira grande arredondada utilizada para preparaçoes asiàticas) ou uma grande e funda frigideira.

Como entrada recomendo um belo camarao flambado ao xerez de Andaluzia ou atè mesmo um gaspacho e pra casar um belo vinho chileno Chardonnay ou se estiver mais animado($$) uma bela cava española de La Rioja!!


Ingredientes :

-400gr de arroz(lavado e escorrido)

-1/2kg de filet de peito de frango cortado em cubos

-300gr de lulas cortadas em anèis

-12 camaroes grandes, limpos e inteiros

-12 mexilhoes limpos com a concha

-1 cebola grande cortada brunoise(cubìculos)

-aprox. 1 litro de caldo de peixe ou àgua quente

-2 tomates concassè (sem pele e nem sementes) triturados

-1/2 pimentao vermelho e 1/2 verde cortados em brunoise

-4 colheres de sopa de azeite extra-virgem

-1 xic. de chà de ervilhas frescas(aquelas congeladas valem, sò nao pode ser em lata)

- 1 colher de sopa de açafrao

-salsinha crespa picada


Preparo:


-Aqueça o azeite em uma paellera, frite os camaroes, escorra e reserve.

-Na mesma panela doure o frango, retire-o e reserve.

- Ainda na paellera,refogue a cebola, o pimentao, o tomate e junte novamente o frango, cozinhando por 2 minutos.

-Junte o arroz e refogue mexendo sempre. Junto o caldo(ou àgua fervente), tempere com o açafrao, sal e pimenta a gosto. Cozinhe por alguns minutos atè que a àgua reduza a metade.

-Em seguida junte as lulas e a ervilha e mexa delicadamente.

-Deste ponto em diante nao se usa mais a colher, deve-se apenas ir mudando a panela de lugar sobre a chama para que o arroz nao grude e caso necessàrio ir adicionando mais caldo.

-Pouco antes do tèrmino do cozimento do arroz, junte os mexilhoes e abaixe o fogo, disponha os camaroes de forma decorativa e cozinhe pro mais 5 minutos. Retire a panela do fogo, cubra com papel alumìnio e deixe "descansar" por 5 minutos em local aquecido.


¡¡¡¡¡¡Olè!!!!!!


Share/Bookmark

postheadericon O Brasil das bananas


O Brasil das bananas

Bananas existem muitas. As comestíveis são agrupadas em variedades de acordo com a consistência e a coloração da casca e da polpa. Mas para cada função ou uso, uma é melhor do que a outra, respeitando-se as preferências regionais e pessoais. Bananas de mesa são, por exemplo as variedades maçã, ouro, prata e nanica- que na verdade é grande, levando este nome em virtude da baixa altura em que nasce.
Bananas pra fritar são a variedade da terra e figo; a nanica deve ser preparada apenas á milanesa pois desmancha-se na fritura. As bananas chips, novidades oriundas do norte do Brasil são feitas com a variedade pacova. Já pra cozinhar, usa-se a variedade da terra e tb no norte a pacova.Bananas pra compota são as variedades figo e nanica. Pra bananadas , doces de colher e de cortar prata e nanica. Pra moquecas, mto boa a banana da terra, também pra acompanhar peixes assados.E bananas pra farinha são quase todas, quando verdes.
Bom tirando pratos feitos na folha de bananeira, entre milhões de outras receitas.Fonte de potássio e de energia! Não temos desculpa pq tem banana pra todo lado,inclusive em Brasília afffff ........

Share/Bookmark

postheadericon Sobremesa ràpida : Escondidinho de banana com chocolate

Escondidinho de banana com chocolate: Rende 6 porçoes

Ingredientes:
- 4 bananas nanicas em rodelas
- 2 c. sopa de maisena
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (a mesma medida da lata de l. cond.)
- 200gr de chocolate meio amargo picado
-1 lata de creme de leite gelado(sem soro)

***Preparo:
Distrubua as rodelas de banana no fundo de taças individuais ou de um refratàrio de vidro. Em uma panela, em fogo baixo, dissolva a maisena no leite, adicione o leite condensado, o chocolate e mexa atè que engrosse. Retire o creme do fogo misture o creme de leite com a ajuda de um fuet e despeje sobre as bananas jà acomodadas nas taças. Resfrie na geladeira coberto com filme plàstico, depois de 1 hora jà pode servir papàaaaaaa.....
Share/Bookmark

postheadericon Receita de amigo : ¡¡¡ Viva Mèxico !!!


Cremoso de poro ( Poro: cebolla de verdeo ou alho porò)

By Izaac Azamar – San Jose del Cabo, Mèxico

Ingredientes-

Para o cremoso:
600 gr de poro bien reahogado (1 kg crudo)- Subst. Alho porò
100 gr de MANTECA
3 hojas de gelatina
300 mill de crema (fria)-Creme de leite fresco
Fundir el poro con la manteca, hasta que este bien suaveLicuar todos los ingredientes y dejar reposar por dos horas- Cozinhar o alho porò com a manteiga atè que fique suave, bater no liquidificador com o restante dos ingredientes deixar repousar por 2 hs.

Arenas ( Areias) :
100 gr de ajonjoli blanco.-ê uma semente que pode ser subst. Por feijão branco
50 gr de almendra en polvo (previamente horneado)-amêndoas tostadas e trituradas
5 gr de sal de Romero - Alecrim

Sal De Romero (sal de alecrim) :
50 gr de romero seco (pode-se secà-lo na frigideira)-alecrim seco
100 gr de sal gruesa-sal grosso
Moler todo hasta obtener un polvo-Moer atè que fique em pò

Vegetales(vegetais) :Deben de ser frescos, organicos de preferencia, blanqueados. Cortados segun su forma natural

Montaje(Montagem):hacer un rectangulo con el cremoso de poro, sobre este agregar las arenas y sobre todo lo anterior acomodar los vegetales(Faça uma "cama" com o cremoso, agregue a areia , acomode os vegetais e salpique mais areia arribaaaaaa!!!!)
Share/Bookmark

Joana Malta Álvares

Seguidores

Mi Casa Su Casa

A arte é proveniente de uma paixão, onde o indivíduo se encontra imerso num mar de inspiração trazendo de volta à tona a expressão maior oriunda dessa paixão.

Como a música, as artes plásticas, entre outras, a enogastronomia é uma arte. Tão apaixonadamente difícil de se produzir como todas as outras mas talvez a mais efêmera de todas. Impiedosamente engolida. Hahaha, mas os efeitos muitas vezes são inesquecíveis. Inesquecíveis pois mexem com todos os sentidos humanos,memória, percepção e além disso temos a relação de sobrevivência com a comida.

Além de ser uma arte e de todos os preceitos sócio-culturais em que está envolvida, bem como rituais de muitos povos, festejos, nascimento, morte, casamento, ritual do acasalamento(...), ela está lá com seus vinhos e quitutes sempre ao lado da humanidade.

E como não é de domínio algum, pode-se utilizar ingredientes e conhecimentos de toda parte do mundo para o nosso bel prazer(basta se ter á mão subsídios pra isso).

Como na viticultura, onde o produtor pra obter o vinho dos seus sonhos tem q ter toda uma paixão, mas que envolve também conhecimento, técnica, logística entre outros trâmites, ele tem que contar com a natureza no chamado Terroir( que proporciona o efeito que aquele tipo de solo, aquela latitude, altitude, vento, sol, mm de chuvas anuais,o tipo de planta que está sujeita aquelas condições climáticas , produtor e o tipo de tecnologia empregada pra confecção daquele vinho), o gourmet também tem que ter uma logística do que se vai cozinhar. Onde a quantidade de pessoas é importante, a estação do ano , que tipo de pessoas são esses convidados, se é almoço, brunch, jantar...Pois pode ser um jantar pra dois mas pra sair perfeito deve ser bem planejado. È legal saber a matéria-prima que vai se utilizar pra obter bons resultados como a origem das carnes,frutos do mar, peixes e queijos, observar a época de safra e entre safra dos vegetais, ou seja ver bem a cara do alimento, o tipo de conservação do estabelecimento onde se compra,a rotulagem do produto de acordo com a ANVISA, enfim um monte de observações no ato da compra, pensar em um cardápio ao seu alcance pra não sair nada errado na última hora e de preferência fazer uma boa harmonização com um vinho escolhido com cuidado( existem boas opções pra todos os bolsos).

Enfim, o intuito desse blog é trocar informações, discutir, incrementar, corrigir, contar casos e assim como eu que sou uma iniciante no infindável universo enogastronômico aprender bastante sempre e saber de idéias dos apaixonados e apreciadores da boa mesa. A vida tem que valer a pena!

Sejam bem-vindos!
Um beijo,
Joana Malta Álvares
Tecnologia do Blogger.